segunda-feira, 19 de novembro de 2007

...cafundó...

Cafundó
Direção: Paulo Betti e Clovis Bueno
101 minutos , 2005

MOSTRA AFROOLHAR é uma promoção capitaneada pelo Festival Internacional do Audiovisual de Atibaia que conta com o apoio de várias entidades da sociedade civil brasileira, em especial das ligadas ao audiovisual. O Cineclube Lanterninha Aurélio - Projeto Cultural Cesma, se habilitou e recebeu 5 programas que compõem a Mostra Afroolhar, divididos entre curtas e longas metragens de diversos realizadores brasileiros para serem exibidos em cineclubes e outros pontos de exibição alternativos, comemorando a passagem do "Dia da Consciência Negra" - 20 de novembro.

Cafundó faz parte desse acervo e será exibido nesta quarta-feira, dia 21 de novembro, às 19h, aqui no Auditório João Miguel de Souza.

Tropeiro, ex-escravo, que vivia na região de Sorocaba (SP), João de Camargo deslumbra-se com o mundo em transformação do final do século XIX. Um mundo que se urbaniza, mesmo mantendo uma convivência conflituosa com a cultura rural. Mergulhado nas contradições desse tempo incerto, lidando com a exploração no trabalho e a marginalização social dos negros como ele, João experimenta o desespero e a alucinação. Salva-se reencontrando uma fé que é o resultado do sincretismo entre suas raízes africanas e a tradição judaico-cristã. Agora, João acredita ser capaz de ver Deus e sua missão, curar as pessoas. Sua morte em 1942 transformou-o numa lenda. Sua imagem ainda é encontrada em lojas de artigos religiosos no Brasil. História inspirada pela biografia de um personagem verídico.

http://www.cafundo.com.br/

http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/cafundo/cafundo.asp

Festival de Gramado 2005

  • Venceu nas categorias de Melhor Ator (Lázaro Ramos), Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
  • Ganhou o Prêmio Especial do Júri na categoria de Melhor Longa Metragem em 35mm Brasileiro.
  • Indicado na categoria de Melhor Filme.


Los Angeles Pan African Film Festival 2006

  • Recebeu Menção Honrosa.

Nenhum comentário: