quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

"Um Dia Muito Especial" no Cineclube Lanterninha Aurélio


Para dar continuidade ao Ciclo Ettore Scola, o Cineclube Lanterninha Aurélio, exibe na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, às 18h, no Auditório da CESMA( 3º andar), o filme “Um Dia Muito Especial”, dirigido por Scola. Após o termino da sessão o filme será comentado por Daniel Paim.

A trama gira em torno de dois personagens, que se encontram em 8 de maio de 1938, dia da visita de Hitler à Itália fascista de Mussolini. Antonieta e Gabrielle são vizinhos de prédio. Antonieta é dona de casa (cujo marido é fascista e machista) e Gabrielle, homossexual e radialista recém demitido. Os dois se descobrem em uma relação intensa enquanto o entorno comemora o evento fascista.

O filme traz uma pequena participação especial de Alessandra Mussolini, filha de Anna Maria Scicolone, irmã de Sophia Loren, e Romano Mussolini, terceiro filho de Benito Mussolini.

Um Dia Muito Especial, 1977

Direção: Ettore Scola

Drama: 110 minutos

Sinopse: Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabrielle, que tinha sido demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, era uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: