quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Concorrência Desleal" no Cineclube Lanterninha Aurélio


Para dar continuidade ao Ciclo Ettore Scola, o Cineclube Lanterninha Aurélio, exibe na segunda-feira, dia 22 de fevereiro, às 18h, no Auditório da CESMA( 3º andar), o filme “Concorrência Desleal”, dirigido por Scola. Após o termino da sessão o filme será comentado por Daniel Paim.

O filme se passa em 1938, e trata de dois comerciantes do ramo de vestuário: Umberto (Diego Abatantuono) e Leone (Sergio Castellitto) que tem lojas na mesma rua. Umberto é católico e vende roupas sob medida, Leone é judeu e vende produtos manufaturados a preços mais baixos. Os dois são rivais durante muito tempo, até o início do anti-semitismo na Itália, que muda a situação da concorrência. Ambientado durante o regime fascista dos anos 30, o filme aborda o período da privação dos direitos dos judeus na Itália.

Concorrência Desleal, 2001

Direção: Ettore Scola

Drama: 110 minutos

Sinopse: Umberto (Diego Abatantuono) é um alfaiate que repentinamente começa perder sua clientela para uma loja vizinha, de propriedade de Leone (Sergio Castellitto), que oferece roupas a preços mais baixos. Apesar da rivalidade, os filhos de ambos demonstram grande amizade entre si. Até que um dia vêm a público as diferenças que os concorrentes cultivavam em sigilo: durante uma discussão, Umberto se refere de forma depreciativa ao fato de Leone ser judeu, condição que ele ocultava. A polícia fascista presencia o bate-boca e o comerciante passa a ser perseguido, perdendo sua loja, seus direitos e sua dignidade. Ao testemunhar a desgraça do rival, Umberto se arrepende e trata de fazer o possível para ajudá-lo.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: