quinta-feira, 9 de julho de 2015

Os Amantes Do Café Flore no Cineclube Lanterninha Aurélio


Para dar continuidade ao Ciclo Francês, o Cineclube Lanterninha Aurélio exibe na segunda-feira, dia 13 de julho, às 18h na CESMA, o longa-metragem “Os Amantes Do Café Flore”, dirigido por Ilan Duran-Cohen.

O filme “Os amantes do Café Flore”, de 2006, conta a história de Simone e Jean-Paul e mostra as alegrias e as dificuldades de seu relacionamento. Além, claro, de terem decidido por esse tipo de relacionamento por causa do próprio existencialismo e das ideias que tinham sobre o que é ser livre, pensavam que relacionar-se dessa forma era, também, um gesto político que mostrava o descontentamento de ambos com a moral da burguesia da época.
O que acontece, porém, quando se pensa no casal Beauvoir-Sartre, é uma idealização de tal relação, como se os dois, por se relacionarem livremente, tivessem sido capazes de ultrapassar todos os tipos de dificuldades e angústias do relacionar-se humano. O filme desconstrói essa ideia e mostra-os como eram: entre eles havia brigas, ciúmes, intrigas e carências, pois os dois eram, acima de tudo, humanos.

Os Amantes Do Café Flore, 2006

Direção: por Ilan Duran-Cohen

Biografia, Drama: 104 minutos

Sinopse: Sorbonne, Paris, 1929. Simone de Beauvoir se apaixona por um carismático e rebelde jovem: Jean Paul-Sartre. Juntos, eles embarcam numa viagem erótica e emocional. Depois de vinte anos na profunda perversão, ela encontra forças para reivindicar sua própria identidade e fama.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: