espaço de divulgação das atividades do cineclube, projeto cultural da cesma, e de textos sobre o cinema e a produção audiovisual de santa maria
sexta-feira, 15 de março de 2013
Irmãos e amigos no Lanterninha
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
O uruguaio ‘Whisky’ no Lanterninha Aurélio
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Lanterninha com sessão normal na próxima segunda.
‘Simples Mortais’ traz à tela o cotidiano de três personagens, envoltos na frustração e decepção de suas escolhas, ambientado na cidade de Brasília.
Direção: Mauro Giuntini
Drama, 80min
Brasília. Jonas (Leonardo Medeiros) está insatisfeito no casamento e resiste às tentações da carne. A maior delas vem de uma aluna, Yara (Tatiana Muniz), que se insinua ao professor no intuito de passar na matéria que ele leciona. Paralelamente há Amadeu (Chico Sant"anna), um funcionário público que trabalha também como músico. Ele mora com o filho, Carlos Eduardo (Eduardo Moraes), com quem tem um relacionamento instável. Já Diana (Narciza Leão) é a apresentadora de um telejornal local que se submete a um tratamento de hormônios, com o objetivo de engravidar.
Entrada franca
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Sessão de hoje no cineclube Lanterninha Aurélio é cancelada.
O cineclube, que tem suas sessões todas as segundas-feiras, às 19h no auditório João Miguel de Souza, na CESMA, previa a exibição de SIMPLES MORTAIS, de Mauro Giuntini, porém por problemas técnicos a sessão não acontecerá.
O filme será exibido na próxima sessão, 17 de dezembro, no mesmo local.
Att.
CESMA Comunicação - Cineclube Lanterninha Aurélio
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Mais uma estreia brasileira no Lanterninha Aurélio
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Lanterninha Aurélio exibe 'O céu sobre os ombros'
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Novembro de Fotografia no Lanterninha Aurélio
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Racismo em discussão no Lanterninha Aurélio
Entrada franca
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
As Relações Internacionais em debate no Lanterninha
Entrada franca
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Cineclube Lanterninha Aurélio inicia ciclo sobre Relações Internacionais
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Um mês com Stephen King
Entrada franca
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Ciclo de animes encerra com o clássico Akira
Sinopse
Entrada franca
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
A vez do mestre Hayao Miyazaki no Lanterninha Aurélio
Entrada franca
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Animação e cultura japonesa no Lanterninha Aurélio
O Lanterninha Aurélio segue com o mês especial de Animes e na próxima segunda-feira, dia 13, mais um mestre será exibido na tela.
O filme escolhido para a segunda sessão é The Sky Crawlers, dirigido por Mamoru Oshii (também diretor dos clássicos Ghost in the Shell).
O ciclo 'Grandes mestres, grandes obras' é uma parceria com o grupo Shin Anime Dreamers e acontecerá durante todo o mês de agosto, sempre contando com debate e sorteios após as sessões.
The Sky Crawlers, 2009
Direção: Mamoru Oshii
Animação, 121 min
Sinopse
A trama gira em torno de Yūichi Kannami, que é um piloto de caça. A história se passa em um mundo alternativo, onde embora tudo pareça paz e enrustido por guerras, terror e sangue. Onde corporações e empresas privadas contratam pilotos de caça para participarem de operações em combates reais, na verdade é uma simulação caso aconteça uma guerra no país e no mundo. Ao decorrer da trama Yūichi descobre mistérios de algumas pessoas conhecidas como Kildren Kirudorehumanóides geneticamente projetados para viver eternamente na adolescência, ou seja nunca morrer.
As sessões acontecem às 19h, na CESMA (Professor Braga, 55).
Entrada franca
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Mês de Animes no Lanterninha Aurélio
O mês de agosto no Lanterninha Aurélio será de mais uma parceria do cineclube com o grupo Shin Anime Dreamers, de Santa Maria. Durante as próximas segundas-feiras teremos o ciclo 'Grandes mestres, grandes obras', que exibirá animes já clássicos dos diretores mais renomados.
Para iniciar, nesta segunda, dia 6, o filme apresentado será 'Perfect Blue' de Satoshi Kon. O mestre Kon, que faleceu em 2010, também roteirizou e dirigiu o conhecido 'Paprika'.
Após as exibições dos filmes o debate será feito por membros do Shin Anime Dreamers.
Perfect Blue, 1998
Direção: Satoshi Kon
Animação, Japão, 81 min
Sinopse
Mima Kirigoe é um membro do grupo musical Cham, que tem um leal, embora pequeno, grupo de fãs. Querendo melhorar sua carreira e provar que é mais do que uma garota bonita com uma voz agradável, Mima abandona o grupo para se tornar uma atriz.Alguns dos fãs do Cham! não querem vê-la ir, e um fã obcecado encara a mudança como uma traição. Logo Mima aprenderá que decepcionar os fãs pode se tornar uma experiência dolorosa.
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Ciclo France Culture encerra nesta segunda-feira!
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Sessão no Lanterninha Aurélio com malas!
O Cineclube Lanterninha Aurélio, em parceria com a AAFRA, segue com o mês dedicado à cultura francesa! Nesta segunda-feira, dia 23, o filme exibido será 'Le dîner de cons', traduzido no Brasil como 'O jantar dos malas', com direção de Francis Weber.
Um grupo de amigos se reúne toda a semana para um jantar especial: cada um deles traz o convidado mais mala sem alça que encontrar.
O ciclo'France Culture' encerra na próxima semana, com o filme 'Minhas tardes com Margueritte'
Le dîner de cons
Direção: Francis Weber
Comédia, França, 80 min
Toda semana, Pierre e seus amigos se reúnem num jantar muito especial. Eles procuram até encontrar um sujeito bem "mala sem alça", aquele que nunca ninguém convidaria para um jantar. Cada um com seu convidado especial, todos se divertem numa espécie de campeonato para saber quem é o "mala" mais "mala" da semana. Só que dessa vez, Pierre não contava com o revés da sorte: ele dá um mal jeito nas costas, é largado pela esposa e ainda vai ter que aturar as trapalhadas do sujeito mais mala sem alça do planeta, que pode destruir sua vida em uma noite. E o que é pior: na melhor das intenções.
As sessões acontecem às 19h, na CESMA (Professor Braga, 55).
Entrada franca
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Um road movie francês no Lanterninha Aurélio
Mais uma segunda-feira com cinema francês na tela do Lanterninha Aurélio. Nesta segunda, dia 16, o filme exibido será 'Mammuth', de Gustave de Kervern e Benoit Delépine.
Gérard Depardieu (personagem Serge) embarca em sua moto, e neste road movie, atrás de documentos para a aposentadoria, o que também gera o resgate do seu passado e de sua história.
O ciclo 'France Culture' acontece em parceria com a AAFRA e segue durante todo o mês de julho.
Mamute (Mammuth)
Direção: Gustave de Kervern e Benoit Delépine
França, 2010, 92 min
Sinopse
Serge Pilardosse (Gérard Depardieu) precisa reunir 10 comprovantes de trabalho para que enfim possa se aposentar. Ele decide partir com sua moto dos anos 70 no intuito de encontrar seus antigos empregadores, de forma a obter os papéis que ainda faltam. Nesta viagem ele reencontra mais do que antigos locais de trabalho, mas também velhos amigos, parentes e o fantasma de seu grande amor, que o assombra desde sua morte em um acidente de moto.
23 de julho – “O Jantar dos Malas” (Le Dîner des Cons)
30 de julho – “Minhas Tardes com Margueritte” (La Tetê en Friche)
Entrada franca
sexta-feira, 6 de julho de 2012
O cinema francês no Lanterninha Aurélio
Nesta segunda, dia 9, o Cineclube Lanterninha Aurélio, segue com o ‘France Culture’. Em parceria com a AAFRA, o cineclube dedica todo o mês de julho à cultura francesa.
O filme francês exibido na sessão será ‘A chave de Sarah’, de Gilles Paquet-Brennerr. O drama é baseado no livro homônimo de Tatiana de Rosnay, e trata sobre uma jornalista que é designada a escrever sobre fatos da Segunda Guerra, e se envolve na história de Sarah, menina que fora enviada a Auschwitz.
A Chave de Sarah (Elle s'appelait Sarah)
Direção: Gilles Paquet-Brenner
França, 2010, 111 min
A trama acompanha uma jornalista americana (Kristin Scott Thomas) que vive na França e é designada para cobrir as comemorações do 60º aniversário do Vel dHiv, episódio do qual ela nunca ouvira falar até então. Ao apurar os fatos ocorridos, a repórter constata que o apartamento para o qual ela e o marido planejam se mudar pertenceu aos Starzynski, uma família judia imigrante que fora desapossada pelo governo francês da ocupação, e em seguida comprado pelos avós de Bertrand. Julia decide então descobrir o destino dos ocupantes anteriores – e a história de Sarah, a única sobrevivente dos Starzynski, é revelada.
16 de julho – “Mammuth” (Mammuth)
23 de julho – “O Jantar dos Malas” (Le Dîner des Cons)
30 de julho – “Minhas Tardes com Margueritte” (La Tetê en Friche)
Entrada franca
segunda-feira, 2 de julho de 2012
"France Culture" no Lanterninha Aurélio
O filme que abre a programação é "Você é Tão Bonito" (Je Vous Trouve Trè Beau), de Isabelle Mergault.
Um fazendeiro viúvo, que ao procurar por uma esposa numa agência de matrimônio, recebe a sugestão de ir à Romênia, onde muitas mulheres sonham em casar com um francês para melhorar de vida. Ele só precisa de alguém que possa ajudá-lo a manter a fazenda em perfeito funcionamento. Ao chegar lá, porém, ele conhece uma bela jovem, cujas ‘experiências’ não são exatamente as que ele almejava e juntos eles vão dar muito o que falar!
16 de julho – “Mammuth” (Mammuth)
23 de julho – “O Jantar dos Malas” (Le Dîner des Cons)
30 de julho – “Minhas Tardes com Margueritte” (La Tetê en Friche)
As sessões acontecem às 19h, na Cesma Santa Maria! (Professor Braga, 55).
Entrada franca!
segunda-feira, 25 de junho de 2012
(Re)Ciclo encerra com dois documentários
O documentário “Obsolescência Programada”, de Cosima Dannoritzer, foi produzido pela TVE espanhola e trata da indução de novos produtos a todo tempo pela indústria. Já “A história das coisas”, de Louis Fox, olha para o interior dos padrões do nosso sistema de extração, produção, consumo e lixo.
Obsolescência Programada, 2010
Direção: Cosima Dannoritzer
Doc, Espanha, 53 min
Sinopse
Uma perspectiva histórica da chamada “obsolescência programada” que caracteriza a sociedade de consumo atual. Reflexão sobre as razões pelas quais, apesar de todos os avanços tecnológicos, os produtos duram tão pouco.
A história das coisas, 2007
Direção: Louis Fox
Doc, EUA, 21 min
Sinopse
Aborda o atual meio de produção utilizado pelos habitantes da Terra e o quão errado ele está, mostrando o real custo de nossos hábitos consumistas. O projeto é resultado de mais de 10 anos de pesquisa sobre sistemas de produção de bens de consumo feita pela ativista ambiental Annie Leonard. Ela viajou por cerca de 40 países para entender a nossa lógica de consumo, que vai desde a extração de matérias-primas até o descarte.
As sessões e os debates acontecem no Auditório da CESMA, todas as segundas-feiras, sempre às 19h.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
(Re)ciclo e as discussões sobre o meio ambiente
Doc,133 min.
sexta-feira, 8 de junho de 2012
(Re)Ciclo no Lanterninha Aurélio
A entrada é franca!
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Lanterninha Aurélio apresenta: o meio ambiente em exibição e debate
A entrada é franca!
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Abre-se a cortina de Hitchcock no Lanterninha Aurélio
A entrada é franca!
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Filme e livro nacionais na tela
28 de maio – Psicose
A entrada é franca!
quinta-feira, 10 de maio de 2012
10º Santa Maria Vídeo e Cinema apresenta: Atividades dos 10 anos Santa Maria Vídeo e Cinema
O que é Cineclube
Toda forma é Cinema
Movimento
Matera Cineclubista
O Dia do Público é comemorado em 10 de maio, nesta data em 1849, em Nova York, ocorreu a Revolta de Astor Place onde o público se manifestou de maneira ruidosa, especificamente bradou pelo acesso aos bens culturais. As forças policiais e políticas praticaram uma repressão sangrenta com mais de 20 mortos.
A data foi proposta pelo cineclubista Felipe Macedo e incluído na agenda do CNC, em 2011.
O Santa Maria Vídeo e Cinema comemora 10 anos de fruição do cinema pelo público, valorizando os meios de produção e fomentando a difusão e formação. Fortalecemos a interlocução com cineclubistas, produtores, distribuidores e exibidores independentes. Também seguimos a homenagear aos que fazem a história do cinema e trabalhamos para o desenvolvimento do audiovisual na região, do país e do MERCOSUL.
Realização: Santa Maria Vídeo e Cinema
Promoção: Prefeitura Municipal e RBS TV
Co-promoção: CESMA
Patrocínio: Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual / Lei de Incentivo a Cultura de SM
Rede Vivo / Banrisul / Corsan / Badesul / Governo do Rio Grande do Sul
Coraline: do livro para a animação
28 de maio – Psicose
As sessões e os debates acontecem no Auditório da CESMA, todas as segundas-feiras, sempre às 19h.
A entrada é franca!
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Literatura na praça e no Lanterninha Aurélio!
A entrada é franca!
segunda-feira, 30 de abril de 2012
A música de Ray Charles no Lanterninha
A entrada é franca!
Assessoria de Comunicação CESMA
CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café
55 3222-8544 - Ramal 220
http://www.cesma.com.br
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Mais um artista na tela do Lanterninha Aurélio
A entrada é franca!
Assessoria de Comunicação CESMA
CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café
55 3222-8544 - Ramal 220
http://www.cesma.com.br
terça-feira, 17 de abril de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Cinebiografia de Arnaldo Baptista na tela do Lanterninha

Na próxima segunda-feira, dia 16, o Lanterninha Aurélio segue com o ciclo "Para ver e ouvir" e exibe o documentário "Loki", sobre a vida do músico Arnaldo Baptista.
A cinebiografia conta a grande trajetória entre as diversas artes do músico que faz parte da banda Mutantes, e ainda, mostra depoimentos de renomados artistas.
Loki - Arnaldo Baptista, 2008
Direção: Paulo Henrique Fontenelle
Brasil, 120 min
Sinopse
Cinebiografia do músico Arnaldo Baptista, ex-integrante dos Mutantes, contada através de um quadro traçado pelo próprio artista. A pintura é intercalada com imagens históricas que remetem aos principais momentos de sua trajetória artística, que fizeram dele um dos grandes nomes do rock brasileiro
As sessões e os debates acontecem no Auditório da CESMA, todas as segundas-feiras, sempre às 19h.
A entrada é franca!
Assessoria de Comunicação CESMA
CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café
55 3222-8544 - Ramal 220
http://www.cesma.com.br




























