sexta-feira, 6 de julho de 2012

O cinema francês no Lanterninha Aurélio



Nesta segunda, dia 9, o Cineclube Lanterninha Aurélio, segue com o ‘France Culture’. Em parceria com a AAFRA, o cineclube dedica todo o mês de julho à cultura francesa.
O filme francês exibido na sessão será ‘A chave de Sarah’, de Gilles Paquet-Brennerr. O drama é baseado no livro homônimo de Tatiana de Rosnay, e trata sobre uma jornalista que é designada a escrever sobre fatos da Segunda Guerra, e se envolve na história de Sarah, menina que fora enviada a Auschwitz.

A Chave de Sarah (Elle s'appelait Sarah)
Direção: Gilles Paquet-Brenner
França, 2010, 111 min

Sinopse
A trama acompanha uma jornalista americana (Kristin Scott Thomas) que vive na França e é designada para cobrir as comemorações do 60º aniversário do Vel dHiv, episódio do qual ela nunca ouvira falar até então. Ao apurar os fatos ocorridos, a repórter constata que o apartamento para o qual ela e o marido planejam se mudar pertenceu aos Starzynski, uma família judia imigrante que fora desapossada pelo governo francês da ocupação, e em seguida comprado pelos avós de Bertrand. Julia decide então descobrir o destino dos ocupantes anteriores – e a história de Sarah, a única sobrevivente dos Starzynski, é revelada.
O ciclo segue com a seguinte programação:
16 de julho – “Mammuth” (Mammuth)
23 de julho – “O Jantar dos Malas” (Le Dîner des Cons)
30 de julho – “Minhas Tardes com Margueritte” (La Tetê en Friche)
As sessões acontecem às 19h, na CESMA (Professor Braga, 55).
Entrada franca

Nenhum comentário: