quarta-feira, 30 de abril de 2014

Literatura na Telona do Lanterninha Aurélio


No mês de maio, o Cineclube Lanterninha Aurélio promove o Ciclo “Literatura na Tela”. Em homenagem, a Feira do Livro de Santa Maria, que acontece no mesmo mês, serão exibidas adaptações de clássicos da literatura mundial, para a tela do cinema.

O longa escolhido para abrir a programação do Ciclo é “Ensaio sobre a Cegueira”, dirigido por Fernando Meirelles. No dia 5 de maio, segunda-feira, às 18h, no Auditório da CESMA (3º andar). O filme é uma adaptação da obra de mesmo nome, do escritor português José Saramago. O livro venceu o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, tornando Saramago o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o prêmio.

A história da obra conta uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira que atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários.

A sessão do dia 19 será realizada em parceira com o curso de Relações Internacionais da UFSM.

Ensaio sobre a Cegueira, 2008
Direção: Fernando Meirelles
Drama, ficção científica: 121 minutos


Sinopse: Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: