sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ciclo Francês no Lanterninha




No mês de Julho, o Cineclube Lanterninha Aurélio apresenta, nas segundas-feiras, o Ciclo Francês. Em parceria com a Associação de Cultura Francesa Les Amis de la France ( AAFRA), o Ciclo terá comentários feitos por membros da Aliança. A produção escolhida para abrir o mês, na segunda-feira, dia 1, é o filme “Bem-Vindo”.
O longa francês, dirigido por Philippe Lioret, recebeu prêmios no Festival de Berlim 2009 (Panorama, Júri Ecumênico e Lable Europa Cinemas) e o prêmio LUX 2009, do cinema europeu.
A história narra à vida de um garoto curdo que deixa o Iraque para, da França, seguir viagem para encontrar a namorada na Inglaterra. Em Calais, impedido de continuar, o rapaz decide cruzar o Canal da Mancha a nado. Simon, professor de natação em um clube da cidade, treina secretamente o jovem refugiado. 

BEM-VINDO, 2009
Direção: Philippe Lioret
Drama, 90 minutos

Sinopse: O jovem curdo Bilal está completamente apaixonado e quer rever sua amada que está na Inglaterra. Bilal consegue chegar à França de forma ilegal, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. Tendo em vista as políticas de imigração europeias, a opção que se mostra mais acessível é atravessar o canal da mancha a nado para reencontrar sua paixão. No entanto, esse jovem sequer sabe nadar. Seu desejo parece impossível, mas sua vontade aguerrida cativa e emociona a todos. O jovem contará, então, com a ajuda de um professor de natação, Simon, que lhe dá auxílio e moradia para não ser deportado. A jornada é longa, mas o garoto é persistente. Na sua trajetória, acaba por mudar a vida de várias pessoas, principalmente a de Simon. O professor está separado, mas ainda ama sua ex-esposa. Ele mora na mesma cidade que ela e é incapaz de expressar, ou melhor, lutar por seus sentimentos, reconquistar seu amor. Os valores, a força de vontade e a dedicação do ingênuo rapaz o modificam profundamente.

ATENÇÃO: as sessões deste Ciclo irão acontecer às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.



Nenhum comentário: