quarta-feira, 3 de abril de 2013

11° Santa Maria Vídeo e Cinema homenageia Cineclube Lanterninha Aurélio



A 11ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema ocorre entre os dias 08 e 13 de abril, na CESMA. Os filmes podem ser assistidos no Auditório João Miguel de Souza, e por streaming através dos sites www.tvovo.org e www.smvc.org.br.

Homenageado Nacional:
Hermano de Figueiredo Mendes é pernambucano, residente no Rio de Janeiro. Desde muito jovem se interessou por arte e cultura em geral. Hoje, com 58 anos, ele soma uma trajetória de êxito junto ao audiovisual e suas conquistas. Figueiredo é documentarista e realizador audiovisual há mais de trinta anos. O seu trabalho é também conhecido pelos projetos de exibição performática, como o projeto Acenda uma vela, entre outras ações de democratização do acesso ao produto audiovisual. É cineclubista desde a década de 1970 e luta pelos direitos do público. Ele também é fundador e membro do grupo de gestão do Ideário, uma Organização Cultural que há dez anos desenvolve importante trabalho no cenário cultural alagoano. Figueiredo também já foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Maceió no ano de 2009.

Homenageado Local:
A história da criação da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria e do Cineclube Lanterninha Aurélio se confunde, pois ambos foram fundados pelo mesmo grupo de pessoas. Na época, a UFSM tinha uma atuação política forte em decorrência do período de ditadura. A relação da CESMA com o movimento cineclubista nasceu dessa forma, por meio da dedicação de estudantes que desejavam mudar a realidade em que viviam, fazendo uso de um para divulgar o trabalho do outro.
Em seguida o cineclube passou a fazer parte da estrutura da CESMA e o nome escolhido foi uma homenagem ao lanterninha que trabalhava no Cinema Imperial da rua Dr. Bozano. O Cineclube Lanterninha Aurélio foi criado com o objetivo específico de promover o debate político da realidade brasileira, tanto na Universidade como nos bairros e vilas de Santa Maria.
Hoje, são 35 anos dedicados a exibição, debate e fruição de filmes. As sessões do Lanterninha ocorrem todas as segundas-feiras, às 19h, no auditório da CESMA.

Realização: Santa Maria Vídeo e Cinema
Promoção: Prefeitura Municipal e RBS TV
Co-promoção: CESMA e UFSM / Pró Reitoria de Extensão
Incentivo; Ministério da Cultura / Lei Rouanet e LIC-SM

Nenhum comentário: