segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Lançamento do DVD Parcerías no Centro Cultural Cesma



O DVD ‘Parcerías’ será lançado nesta terça-feira, dia 9, no Centro Cultural Cesma com a presença de seus diretores e produtores. O DVD provém do Fórum Entre Fronteiras, que reúne realizadores da Argentina, Paraguai e Brasil. Os documentários abordam histórias das fronteiras desses países.

Lançamento DVD Parcerías

Terça-feira, 9 de novembro, 19h

Auditório do Centro Cultural Cesma

Entrada Franca


Abaixo sinopse de cada documentário:

CAUSOS E CUENTOS DE FRONTEIRA

Cineclube Lanterninha Aurélio, Santa Maria.
Direção e Produção:Francieli Rebelatto e Luciana Hartmann
Roteiro: Marcelo Esteves

Sinopse: Uma sensação de isolamento, de beleza solitária, de lentidão que se aproxima da imobilidade facilmente atinge o viajante que percorre as zonas rurais ou pequenos vilarejos das regiões de fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai. Ao adentrar, porém, em qualquer uma das casas mais ou menos isoladas desta fronteira e iniciar uma conversa com seus moradores, percebe-se logo riqueza das formas de comunicação oral locais. Através das narrativas, o imaginário da população se desloca, espacial e temporalmente, cruzando limites políticos, estabelecendo vínculos, criando uma cultura comum, fronteiriça. Ao contarem suas histórias, os narradores reconstituem memórias individuais e sociais, trazendo à tona uma multiplicidade de eventos vividos ou imaginados que não deixam transparecer o menor sinal de monotonia. Estes “picos” de movimento que emergem deste quadro de (aparente) imobilidade são o foco da narrativa proposta por este vídeo.
Causos e cuentos de fronteira são mostrados aqui através dos corpos, gestos e vozes de seus contadores, através de suas envolventes performances.

JESAREKO

RAI Revolución Audiovisual Independiente
Direção: Gerardo Jara
Produção: Sady Barrios
Roteiro: Gerardo Jara y Zubia Asad sobre una idea original de Marcelo Sandoval

Sinopse: As portas de “Ita Enramada” e “Pilcomayo” estão localizados em ambas as costas do rio Paraguay, embora estejam em países diferentes, a vida de seus habitantes é muito semelhante em vários aspectos. Através da conta de seus protagonistas, um paraguaio, um morador humilde da zona portuária, que atravessa o cotidiano das fronteiras, o que torna a venda de minutos, e por outro lado, um estivador argentino profissional que trabalha duro dia após dia na costa; entrar numa discussão sobre a diversidade ea comunidade de vida na fronteira. Este documentário observa o rio como a convergência e expõe as contradições e os conflitos criados por divisões políticas impostas, as diferenças e semelhanças entre a vida destas aldeias separadas e unidas por um rio.

RIBEIRAS

Dirección de Cine y Espacio Audiovisual del Instituto de Cultura de Chaco. Argentina
Direção: Arturo Fabiani
Produção: Alejandra Muñoz
Roteiro: Arturo Fabiani y Alejandra Muñoz

Sinopse: O documentário Riberas conta a história de fronteira entre o Departamento de Bermejo, em Chaco, Argentina e Ñeembucú Departamento da República do Paraguai. O comércio constante, os resultados da identidade cultural e humano em uma mistura, em que as tradições confuso, enriquecedora. O Rio Paraguay constitui uma fronteira natural entre os dois países, que neste caso não se divide, se não aderir.

FRONTERA

Red de Realizadores Misioneros, Misiones
Direção: Lucho Bernal
Produção: Juan Ferreira.
Roteiro: Augusto González Polo.

Sinopse: Em Bernardo de Irigoyen (Argentina aldeia rodeada por dois municípios do Brasil), as identidades nacionais e culturais são diluídas, e ambos comerciantes e colonos, funcionários, professores e alunos de escolas de ambos os países interagem em uma fronteira seca, divisível somente em mapas. São vizinhos de uma mesma cidade, que na verdade pertence a três estados e dois países diferentes.


Assessoria de Comunicação Cesma

CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo

Debates e sessões | quartas-feiras | 19 horas | Entrada franca

Rua Professor Braga, 55 | 3º andar

Nenhum comentário: