sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Programadora Brasil

Últimos dias de inscrições de filmes para o

catálogo da Programadora Brasil

O processo vai até o dia 1º de setembro, sendo aberto a obras audiovisuais

brasileiras de qualquer gênero, formato e ano de produção

Realizadores de cinema interessados em ver suas obras circulando em pontos não-comerciais de exibição, em todo o país, ainda podem inscrever seus títulos para o catálogo da Programadora Brasil, até o dia 1º de setembro. Os filmes inscritos vão formar um banco de dados que ficará disponível para o trabalho de curadoria e organização dos novos programas. A Programadora disponibiliza filmes e vídeos em DVD, por meio de permissão de uso, para pontos de exibição audiovisual como escolas, universidades, cineclubes, centros culturais e pontos de cultura. Já são cerca de 600 núcleos associados, em mais de 320 municípios nos 27 estados brasileiros.

Até 20 de agosto, 122 títulos nacionais foram inscritos, sendo que a porcentagem de ficções e documentários estão iguais, 43% cada, e também as animações e os experimentais apresentam o mesmo percentual 7% do total. Vale ressaltar que 14 estados do país já têm representantes inscritos, com destaque para o Rio de Janeiro, com 42 filmes, seguido por São Paulo, com 27, e Santa Catarina e Minas Gerais, ambos com 10. Os demais estados que apresentam produções inscritas são Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Dos inscritos, 75% são obras com duração até 30 minutos, 12% são produções de 31 a 69 minutos e 13% são longa-metragens.

As inscrições, que foram abertas no dia 18 de julho, podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, para obras audiovisuais de qualquer gênero, formato e ano de realização, desde que possuam o CPB – Certificado de Produto Brasileiro, emitido gratuitamente pela Ancine – Agência Nacional de Cinema (www.ancine.gov.br). Os títulos devem ter duração mínima de cinco (5) minutos e máxima de cento e vinte (120) minutos, sendo que não serão aceitas séries realizadas para TV.

Para inscrever um ou mais títulos, o responsável deve ler atentamente o regulamento no site www.programadorabrasil.org.br e, concordando com as condições, preencher a ficha de informações do filme e encaminhar uma cópia da obra em DVD para a Cinemateca Brasileira, aos cuidados da Coordenação de Programação e Produção da Programadora Brasil. Os títulos ficarão disponíveis para a consulta da comissão de curadoria.

Em caso de inclusão no catálogo do projeto, os filmes e vídeos serão contratados, sem exclusividade, pelo período mínimo de três anos e serão disponibilizados em DVD para pontos de exibição não-comerciais associados ao projeto, através de um sistema on-line de aquisição. Os títulos incluídos recebem um valor fixo pelos direitos patrimoniais e também por cada cópia de mídia adquirida (de acordo com tabela do projeto). Vale ressaltar que a inscrição não garante a inclusão do título, que pode ou não ocorrer em qualquer prazo.

Atualmente, o catálogo da Programadora Brasil soma 330 títulos, organizados em 103 DVDs temáticos. São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longa-metragens de todos os gêneros (animação, documentário, experimental e ficção), que compreendem nove décadas da produção nacional. Entre os filmes do acervo estão “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “Sargento Getúlio”, “Ilha das Flores”, “Macunaíma”, “Aruanda”, “Bang Bang”, o “Homem que virou suco”, “São Paulo S/A”, “A Velha a Fiar”, entre outros.

SERVIÇO

Inscrições de obras audiovisuais para a Programadora Brasil através do site www.programadorabrasil.org.br
Data: 18 de julho até 1º de setembro de 2008
Endereço: Rua Capitão Macedo, 580, Vila Clementino / CEP 04021-020 - São Paulo - SP

PROGRAMADORA BRASIL

Realização: Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura / Cinemateca Brasileira e Centro Técnico Audiovisual

Informações: www.programadorabrasil.org.br

Mabel Gomes
Assessoria de Imprensa
PROGRAMADORA BRASIL
(21) 2580-3631 r: 239 e 240
(21) 9233-3972
www.programadorabrasil.org.br
_

Cineclubismo: 80 anos democratizando o audiovisual brasileiro!

NÓS SOMOS O PÚBLICO!

Nenhum comentário: