quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ciclo Documentários no Cineclube Lanterninha Aurélio


No mês de dezembro , o Cineclube Lanterninha Aurélio irá promover, o Ciclo “Documentários ”. Serão exibidos, nas segundas-feiras, filmes do gênero. O filme escolhido para abrir o mês, na segunda-feira, dia 1 de dezembro, às 18h, é o longa “A Marcha dos Pinguins”.

A obra é um documentário rodado nos arredores da base científica francesa Dumont d'Urville sobre uma parte da vida dos pingüins-imperadores: o acasalamento e a reprodução.

A Marcha dos Pinguins, 2005

Direção: Luc Jacquet

Documentário: 85 minutos

Sinopse: A cada inverno na Antártica, o local mais inabitável da Terra, milhares de pinguins imperadores abandonam a segurança do oceano e sobem para a terra congelada, na intenção de iniciar uma longa jornada rumo o interior. Em fila indiana, os pinguins marcham para o terreno de reprodução tradicional da espécie. As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação, iniciando logo após sua viagem de retorno através de 200 quilômetros de gelo rumo ao mar cheio de peixes. Os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos. Após 4 meses, nos quais os machos nada comem, os ovos começam a se partir e os filhotes a nascer. Entretanto eles apenas conseguem sobreviver por 48 horas sem comida, dependendo do retorno dos imperadores fêmeas ao local, que precisam trazer comida do oceano.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: