quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Literatura e cinema, cena 3, tomada 7


Não será a primeira nem a última vez que o Cineclube Lanterninha Aurélio promove um ciclo de filmes com o enfoque “literatura e cinema”. Isso já foi feito pelo menos outras duas vezes, durante edições recentes da Feira do Livro.

Como teremos outra estréia com data marcada para o dia 17 deste mês, com o filme Clô, dias & noites, uma adaptação do romance de Sérgio Jockymann, publicado em 1982, e rodado em Santa Maria no ano passado em Santa Maria, dirigido por Beto Souza, com José de Abreu, Antônio Calloni, Naura Schneider, entre outros; colocamos em votação outros filmes adaptados para integrarem a programação mais curta do mês de dezembro, já que dias 24 e 31 não haverá sessão.

Os mais votados:

Meu pé de laranja lima – 03/12
Direção: Aurélio Teixeira

Feliz Ano Velho – 10/12
Direção: Roberto Gervitz




Baseado no best-seller de José Mauro de Vasconcelos. Drama infantil que emocionou muitas gerações. A história de Zezé, um menino pobre de seis anos, inteligente, sensível e carente. Carente de um afeto que não encontra na família - ninguém tem muita paciência com ele. O endiabrado garotinho sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho, é o "descobridor das coisas". Percebe que na vida existem alegrias, como ter um amigo, e também tristezas, como quando o amigo vai embora para sempre. Uma de suas maiores surpresas é perceber que pode cantar sem abrir a boca – ou seja, ficar pensando em uma música e deixá-la tocar dentro da cabeça. Quando a família se muda para uma casa onde há muitas árvores no quintal, cada irmão escolhe uma para si – um fica com a mangueira, outro pega o pé de tamarindo e assim por diante. Sobra para Zezé um pequeno pé de laranja lima. No entanto, essa árvore fica tão amiga que eles conversam muito e até brincam juntos. Zezé inventa para si um mundo de fantasia em que o grande confidente é Minguinho, o pé de laranja lima. Mas a vida lhe ensina tudo cedo demais, e Zezé descobre a dor e a saudade, assim como a ternura e o carinho no afeto do solitário português Manuel Valadares.

Apresentação e debate de Meu pé de laranja lima conduzidos por Geice Peres Nunes, formada em letras pela UFSM e
Mestranda em Estudos Literários também pela UFSM.

Nenhum comentário: