quarta-feira, 30 de novembro de 2016

"Ciclo Mutações da Vida" No Cineclube Lanterninha Aurélio

O início de dezembro traz consigo um novo ciclo para o Cineclube Lanterninha Aurélio. Na próxima segunda-feira, dia 5, inicia o “Ciclo Mutações da Vida”.

A trilogia Qatsi é composta por documentários dirigidos por Godfrey Reggio, com música composta por Philip Glass e cinematografia por Ron Fricke. São compostos basicamente de câmera lenta, lapsos de tempo, fotografia de muitas cidades e paisagens naturais. A trilha sonora deste documentário possui grande importância, pois o desenrolar tem a velocidade e o tom ditados por ela. Não existem diálogos e também não são feitas narrações durante todo o documentário. Os filmes levam a refletir sobre os aspectos da vida moderna que nos fazem viver sem harmonia com a natureza, bem como a pressão exercida pelas inovações tecnológicas que tornam o cotidiano cada vez mais rápido.


Confira as atrações do Ciclo:


05/12 "Koyaanisqatsi: Life out of balance" (1983)

12/12 "Powaqqatsi: Life in transformation" (1988)

19/12 "Naqoyqatsi: Life as war" (2002)


05/12 Koyaanisqatsi - Uma Vida fora de Equilíbrio
Sinopse: Prepare-se para assistir um filme realmente marcante - uma obra-prima cinematográfica tão extraordinária que é um deleite para os sentidos, um estímulo para a mente e que acaba por "redefinir o potencial da arte de fazer cinema" (The Hollywood Reporter). O consagrado diretor Godfrey Reggio, o inovador diretor de fotografia Ron Fricke e o compositor ganhador do Globo de Ouro* Philip Glass criaram este "filme mágico, tão rico em beleza e detalhes que a cada vez que o assistimos, ele se toma um filme novo e diferente" (Leonard Maltin). "Único... profundo... magnético e instigante" (Boxoffice), Koyaanisqatsi contrasta a tranqüila beleza da natureza com o frenesi da sociedade urbana contemporânea. Reunindo imagens de tirar o fôlego a uma premiada e eloqüente trilha sonora, é um trabalho "original e fascinante" (People) - "um dos maiores filmes de todos os tempos" (Uncut).

Diretor:  Godfrey Reggio

Gênero: Documentário

Duração: 87 min.


12/12  Powaqqatsi - A Vida Em Transformação

Sinopse:
Aclamada pelo público e pela crítica em todo o mundo como "fascinante" (The Detroit News), esta segunda parte da trilogia "qatsi" assinada pelo escritor/diretor Godfrey Reggio é "simplesmente um dos mais magníficos espetáculos visuais e auditivos já criados" (L.A. Daily News)! Combinando uma fotografia deslumbrante e a especialíssima música do premiado compositor Philip Glass, Powaqqatsi é uma "experiência de tirar o fôlego, que atua em muitos níveis... emocional, espiritual, intelectual e estético" (The Hollywood Reporter)!
Corajoso, perturbador e épico em sua grandeza, este filme extraordinário coloca em discussão tudo o que pensamos saber sobre a sociedade contemporânea. Através da justaposição das imagens de culturas antigas com as da vida moderna, Powaqqatsi magnificamente expõe o custo do progresso humano. É um filme que fala à alma, assim como à mente. É uma "vivência realmente fascinante" (Movies On TV And Videocassete).
Ano de produção: 1988

Diretor: Godfrey Reggio

Gênero: 
Documentário

Duração: 99 min.


19/12 Naqoyqatsi- Vida como Guerra

Sinopse:
 É o último filme da trilogia Qatsi, que é composta juntamente com os documentários Koyaanisqatsi (1983) e Powaqqatsi (1988). O primeiro aborda principalmente o hemisfério norte, o segundo o sul e países asiáticos, ficando com este terceiro a grandiosidade de abordar o planeta como um todo, conectado, globalizado, mergulhado na tecnologia que encurta distâncias e acelera processos de destruição devido ao seu mau uso.
civilizada".


Diretor: 
Godfrey Reggio

Gênero: 
Documentário

Duração:
 89 min.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).
A entrada é franca.

Nenhum comentário: