quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ciclo "Meia-Noite" no Cineclube Lanterninha Aurélio


Homenagem a Zé do Caixão no Lanterninha Aurélio
Neste mês, o Cineclube Lanterninha Aurélio irá homenagear o personagem “Zé do Caixão”, do diretor e ator José Mojica Marins. Este ano o personagem de José Mojica comemora 50 anos.

Embora Mojica seja conhecido principalmente como diretor de cinema de terror, teve trabalhos anteriores cujos gêneros variavam entre faroestes, dramas, filmes de aventura, dentre outros, incluindo filmes do gênero pornochanchada, no Brasil, durante aquela época. Mojica desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente desprezado pela crítica nacional, passou a ser reverenciado após seus filmes começarem a ser considerados cult no circuito internacional. Mojica é considerado como um dos inspiradores do movimento marginal no Brasil.


Para dar início ao ciclo “Meia-Noite”, o Cineclube Lanterninha Aurélio em, exibe na segunda-feira, dia 6 de outubro, às 18h, o longa “ Finis Hominis”, do diretor José Mojica Marins.

A galeria de tipos criados por José Mojica Marins em Finis Hominis (1971) é talvez um dos aspectos mais extraordinários neste filme atípico de sua carreira. Mojica, até então prisioneiro de Zé do Caixão, reage inventando a figura lunática do profeta Finis Hominis. Sua performance é praticamente igual – o mesmo olhar, a mesma barba, o mesmo tom de voz apocalíptico e as mesmas unhas vampirescas. Mas neste filme, Mojica é uma espécie de anti-Zé do Caixão. E, se em O Estranho Mundo de Zé do Caixão, no episódio Ideologia, o seu duplo Oãxiac Odez comparava-se a Deus buscando a comprovação de suas teorias no espaço de sete dias, em Finis Hominis o personagem de Mojica é a encarnação de um “cristo” absolutamente brasileiro.         

Finis Hominis, 1971


Direção: José Mojica Marins

Terror: 79 minutos


Sinopse:
Um homem completamente nu emerge do mar e caminha tranquilamente pelas ruas da cidade, causando espanto geral e interferindo de várias maneiras em episódios cotidianos, sempre em busca da justiça. Por acaso, evita o rapto de uma criança e a mãe da menina, em reconhecimento, leva-o para casa e lhe dá uma roupa, que ele mesmo escolhe dentre muitas - uma fantasia. Fantasiado, continua sua caminhada pelas ruas, chamando novamente sobre si a atenção de todos que o tomam como um novo Cristo. Assumindo o nome Finis Hominis ("O Fim do Homem" em latim), ele é tido pela população como um messias moderno, capaz de operar milagres.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).


A entrada é franca.

Nenhum comentário: