segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Uma sessão pelo cineclubismo!

Na última quarta-feira, dia 20, a sessão do Cineclube Lanterninha Aurélio iniciou com um discurso diferente. Luiz Alberto Cassol, presidente da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria - Cesma, vice-presidente do Conselho Nacional dos Cineclubes e integrante do Conselho Consultivo do Congresso Brasileiro de Cinema, tornou públicas as cartas recebidas da Quimera Filmes sobre a exibição de “Batismo de Sangue”, de Helvécio Ratton.

No mês de outubro, o Cineclube Lanterninha Aurélio apresenta o Ciclo “Sobre Golpes d(e) Estado” que retrata as mais severas ditaduras em países latino-americanos. O filme de Ratton foi selecionado para o debate acerca da ditadura militar no Brasil, uma vez que é uma das obras que representa e instiga a reflexão sobre tal período no país.

O Cineclube Lanterninha Aurélio é filiado ao CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e promove suas atividades com total respaldo do Conselho. Os cineclubes no Brasil são regidos pela Instrução Normativa número 63 – IN 63 – da Ancine – Agência Nacional de Cinema. Ou seja, cineclubismo é uma atividade legal amparada por Instrução Normativa. Mesmo assim o Lanterninha Aurélio recebeu da produtora Quimera, responsável pelo filme, um email sobre a projeção, onde falava sobre o pagamento pela exibição, caso contrário a sessão teria de ser cancelada. A decisão amparada pelo CNC e pela normativa citada foi manter o debate e a exibição do filme, valorizando assim a obra do diretor, reconhecida por todo o movimento cineclubista.

Em resposta, e para o público presente na sessão, foram apresentadas as normas da ANCINE, que normatizam e tornam legal a exibição de produções cinematográficas com entrada franca em cineclubes.

Desse modo, os princípios e normas cineclubistas garantiram mais uma sessão no Lanterninha Aurélio, reforçando a democratização do acesso ao audiovisual. Assim, o Cineclube Lanterninha Aurélio que atua desde 1978, segue em defesa da arte cinematográfica e atividades culturais em Santa Maria.

Abaixo, declaração de Luiz Alberto Cassol, na ocasião, e as cartas do Conselho Nacional dos Cineclubes, por Antônio Claudino de Jesus e do Cineclube Lanterninha Aurélio:


"Temos total respeito a obra do Ratton assim como pelo livro do Frei Betto, no qual o filme "Batismo de Sangue" é baseado. Ratton é o mesmo diretor de "Uma Onda no Ar", obra muito importante também. Muitos cineastas, produtores e críticos de cinema nasceram dentro dos cineclubes. Então o Lanterninha Aurélio manteve sua tradição de trabalhar com o debate e a fruição do cinema sempre valorizando a obra abordada como tornado público tudo o que faz. Não é diferente nesse ciclo de fimes de outubro. E somados a nós, estava o Programa de Pós-Gradução de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. Reiteramos nosso apreço e respeito ao cineasta Helvécio Ratton e a empresa produtora Quimera Filmes. No entanto, nossa atividade é legal. Não visamos lucro. Visamos fazer cada vez mais o cinema, principalmente o nacional, chegar ao público. Além disso defendemos a democratização do acesso do público ao audiovisual, essa é uma bandeira do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, do qual me orgulho de ser Vice-Presidente."


Carta CNC:

Carta Cineclube Lanterninha Aurélio:


Assessoria de Comunicação Cesma
CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café
55 3222-8544 - Ramal 220
http://www.cesma.com.br

CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda.

Rua Professor Braga, 55

Nenhum comentário: