segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

IV encontro latino-americano de cinelubes

Reunindo representantes de dez países iberoamericanos o IV EIAC - Encontro Iberoamericano de Cineclubes será realizado entre 21 e 25 de janeiro, em Atibaia (SP), dentro da programação do IV FAIA - Festival Internacional do Audiovisual. No temário: Cineclubismo Global, Campanha Pelos Direitos do Público e em especial, Cineclubismo e Educação, Memória, Identidade e Diversidade Cultural.

O encontro contará ainda com a presença do ialiano Paolo Minuto, Presidente da FICC - Federação Internacional de Cineclubes e de representantes governamentais e de diversas entidades audiovisuais brasileiras.

A FICC- Federação Internacional de Cineclubes estará ainda promovendo novamente a entrega do prêmio Dom Quixote ao melhor filme do Festival. O filme será indicado pelo Júri da FICC composto por: Júlio Lamanã (representante da Federação Catalã de Cineclubes); Guigo Pádua (Escuela de Cine y TV de Cuba), Laura Godoy (Coordenadora da Cinemateca do Equador), Yenny Alexandra Chaverra Gallego (Diretora de Cinema do Ministério da Cultura da Colôimbia) e Carlos Seabra (diretor de difusão e Acervo do CNC).

O evento é organizado pelo Difusão Cineclube em parceria com a Secretaria de Cultura e Eventos de Atibaia, o CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e a FICC - Federação Internacional de Cineclubes.

João Baptista Pimentel Neto
Secretário Geral do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Relações Institucionais do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual

Saiba mais sobre a Federação Internacional de Cineclubes - FICC

A Federação Internacional de Cineclubes – FICC, fundada em 1947 na cidade de Cannes – França, é uma associação civil, de natureza cultural, sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver íntima cooperação entre seus sócios e dar suporte à exibição, distribuição, debate, pesquisa e estudos de cinema, voltada à cultura, à arte e ao desenvolvimento social.

Seus sócios são organizações representativas de cineclubes de países de todo o mundo, baseadas em critérios regionais, geográficos, por idioma ou agrupamentos étnicos.

Neste ano de 2009 a FICC completará 62 anos de existência e de coexistência pacífica e colaborativa entre os países membros, através de suas entidades cineclubistas, numa clara demonstração de seu caráter universal e de sua vocação cultural comprometida com as liberdades, a igualdade social, a solidariedade entre os seres humanos e a paz mundial, estando presente em países de todos os continentes e buscando a promoção do cinema como arte e como expressão da diversidade sócio-cultural de todos os povos.

O Prêmio Dom Quixote

O Prêmio Dom Quixote é um reconhecimento por parte da Federação Internacional de Cineclubes - FICC, aos filmes de curta e longa metragens, ficção ou documentário, cuja expressão artística e/ou comprometimento com a realidade das nações e dos povos se sobressaiam, e que estejam presentes em festivais de vários países do mundo.

Os filmes homenageados com o Prêmio são escolhidos por um júri designado pelo Comitê Executivo da FICC, através de indicações feitas pelos seus membros associados.

A escolha do nome do Prêmio é representativa de seu significado: "de amor, de paz, de justiça e da luta por tais valores", simbolizando também os objetivos da Federação.

Em 2006 o Prêmio Don Quixote retornou ao Brasil, após décadas, tendo sido composto um júri da FICC em Santa Maria – RS.

Desde janeiro de 2007 a outorga do "Prêmio Don Quixote", vem sendo realizada no Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, em Atibaia - SP.

A importância da presença do júri da Federação Internacional de Cineclubes no Brasil, com o objetivo de selecionar obras cinematográficas para serem agraciadas com o Prêmio Dom Quixote ficou evidente, seja para o Festival de Atibaia que o sedia, ampliando seu lastro, seja para o Brasil e toda a América Latina que o receberam, e para a própria FICC, por demonstrar um estreitamento de relações com o mundo do cinema, através do movimento cineclubista, e por permitir que a filmografia brasileira contemporânea seja vista e criticada por especialistas internacionais, ganhando maior visibilidade e conquistando mais espaços.

Encontros Ibero Americanos de Cineclubes

Os países ibero americanos membros da FICC (Argentina, Brasil, Cuba, México, Uruguai, Colômbia, Equador, República Dominicana, Portugal e Espanha) organizam, desde 2004, um trabalho conjunto que resultou na criação do CineSud – um catálogo alternativo de filmes de diversos países para circulação sem fins lucrativos, o Mundokino – um observatório virtual sobre o cineclubismo global e vem se reunindo nos Encontros Ibero Americanos de Cineclubes, tendo já se realizado nas cidades de Rio Claro-SP, Santa Maria-RS e que neste ano terá sua quarta edição dentro do FAIA, consolidando a parceria entre o Festival e a FICC. Nestes Encontros são debatidos assuntos de interesse para o cinema e o cineclubismo mundial, definida a pauta de trabalhos para os países membros, aprofundados os princípios com a paz e a solidariedade entre os povos, além de reafirmar os compromissos com os direitos do público.

Antonio Claudino de Jesus
Presidente do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Vice Presidente da FICC - Federação Internacional de Cineclubes

João Baptista Pimentel Neto
Secretário Geral do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Relações Institucionais do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual

Cel: 11.8492.7373
Msn: pimentel439@ hotmail.com
Skype: pimentel43

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Visite:
www.cineclubes. org.br
www.pec.utopia. com.br
www.festivaldeatiba ia.com.br
www.difusaocineclub e.org.br

Cineclubismo: 80 anos democratizando o audiovisual brasileiro!

NÓS SOMOS O PÚBLICO!

Nenhum comentário: