sexta-feira, 13 de junho de 2008

DOC TV 4


A oficina de formatação dos projetos para o DOC TV IV acontece de 30 de junho a 4 de julho aqui no Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma. Segue a ficha que contém detalhadamente os itens que devem constar nos pré-projetos necessários para a inscrição. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de junho através dos seguintes endereços eletrônicos: doctv4@tve.com.br ou halinaaa@gmail, ou ainda, para o endereço da TVE

Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão
A/C Denise
Rua Corrêa Lima, 2118 - Santa Tereza -
Porto Alegre/RS - Cep: 90850-250

OFICINA PARA FORMATAÇÃO DE PROJETOS DOCTV IV

CONCURSO DOCTV IV

QUANDO A REALIDADE PARECE FICÇÃO É HORA DE FAZER DOCUMENTÁRIO

1. Esta Oficina é destinada a qualquer pessoa interessada em inscrever um projeto de documentário no Concurso Gaúcho do DOCTV IV

2. A Oficina é restrita a 30 participantes

3. Se o número de inscrições para a Oficina exceder 30 pessoas, será realizado sorteio, no dia 26 de junho na TVE - RS, (Rua Corrêa Lima, 2118 - Santa Tereza - CEP 90850-250)

4. Cada candidato receberá um número no ato da inscrição, o sorteio será pelo número de inscrição.

5. As inscrições poderão ser entregues pessoalmente na TVE - RS, Rua Corrêa Lima, 2118 - Santa Tereza, ou enviadas por email: doctv4@tve.com.br até o dia 25 de junho às 18h

6. A Ficha a seguir serve apenas para a inscrição na Oficina para Formatação de Projetos do DOCTV IV

7. Só serão aceitas inscrições cujas fichas estiverem completamente preenchidas

8. A participação na oficina implica na assinatura do Termo de Compromisso, condicionando a participação na Oficinas à inscrição do projeto de documentário no Concurso Gaúcho do DOCTV IV (o não cumprimento deste compromisso impedirá a participação do candidato em qualquer futura Oficina para Formatação de Projetos do DOCTV)



OFICINA PARA FORMATAÇÃO DE PROJETOS DOCTV IV

Local


Endereço


Período


Turno


Carga horária


Oficineiro


Ficha de Inscrição

Nome:


E-mail:


Telefone:


Pré-Projeto

Nome do Projeto


Visão Original

(Descreva sua visão original sobre o processo contemporâneo abordado, a ser traduzido pela idéia audiovisual.);

Proposta de Documentário

(Descreva a idéia audiovisual. Não se trata de descrição do tema ou de sua importância, mas da proposta formal do filme. Ao descrever a idéia, o autor-proponente pode apontar documentários de seu conhecimento e/ou outras referências que tenham proposta semelhante.);

Eleição e Descrição do(s) Objeto(s)

(O documentarista se relacionará com o que/quem para levar a cabo sua Proposta de documentário? Exemplos: personagens reais; produtos materiais e imateriais da ação humana; materiais de arquivo; manifestações da natureza etc.);

Eleição e Justificativa para a(s) Estratégia(s) de Abordagem

(Como o documentarista se relacionará com cada Objeto eleito? Exemplos: modalidades de entrevista; modalidades de relação da câmera com os personagens reais; reconstituição ficcional utilizando personagens reais; construção de paisagens sonoras e/ou imagens abstratas; introdução proposital de ruídos sonoros e/ou visuais; modalidades de locução sobre imagem; formas de tratamento dos materiais de arquivo sonoros e/ou visuais; etc. Justificativa de cada Abordagem descrita. Justificativa estética do uso de materiais que NÃO ATENDAM ao requisito de Suporte Mínimo de Captação);

Sugestão de Estrutura

(Sugestão de estrutura do documentário a partir da(s) Estratégia(s) de Abordagem. Não se pretende um roteiro a descrição definitiva do que será o documentário, e sim uma exposição de como o autor-proponente pretende organizar as Estratégias de Abordagem no corpo do filme. A apresentação pode ser feita livremente a partir de texto corrido ou blocado);




Ministrante da oficina: Ilana Feldman



Currículo resumido

Ilana Feldman é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo e mestre em Comunicação e Imagem pela Universidade Federal Fluminense, universidade pela qual se graduou em Cinema. É co-editora da publicação “Estéticas da Biopolítica - audiovisual, política e novas tecnologias”, redatora da revista eletrônica Cinética e colaboradora da revista eletrônica Trópico. Como realizadora, dirigiu com Cléber Eduardo o filme “Almas Passantes – um percurso com João do Rio e Charles Baudelaire”, premiado pelo Edital da Riofilme para curta-metragem, e, com Guilherme Coelho, o documentário “Se tu fores”, contemplado pelo prêmio Itaú Cultural para Novos Realizadores. Atualmente, prepara o curta-metragem “Rosa e Benjamin”, ganhador do Edital para a Co-produção de Curtas-metragens da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.



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