terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Palestra de Geraldo Moraes

Geraldo Moraes


Diretor, roteirista e produtor que concentra sua filmografia em temas relacionados à cultura do Centro-Oeste brasileiro. Nascido em Santa Maria (RS), em 1939, criou-se em Porto Alegre, onde participou do movimento cineclubista, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1962, foi para Goiânia em 1964 e três anos depois radicou-se em Brasília. Dirigiu os curtas-metragens A semente do pão (1973) e Os mensageiros da aldeia (1976), antes de dedicar-se à realização dos longas-metragens A difícil viagem (1980), Círculo de fogo (1990) e No coração dos deuses (1999). Foi também professor de cinema da Universidade de Brasília, onde ajudou a criar o Centro de Produção Audiovisual, um centro de produção, onde realizou um projeto de registro da cultura do Centro-Oeste através de vários filmes de curta e longa metragem. Foi secretário nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura, durante a gestão de Antônio Houaiss, quando contribuiu para a administração do Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro e participou da regulamentação da Lei do Audiovisual. Em 2003, foi eleito presidente do Congresso Brasileiro de Cinema, o CBC. Tem atualmente dois projetos em desenvolvimento: Desafogados, sobre um grupo de pescadores de Santa Catarina, e um filme ainda sem título sobre o tráfico de animais silvestres na Amazônia. Geraldo Moraes foi o homenageado nacional da 6ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema.




O cinema de amanhã: novas alternativas de produção e difusão


O cinema não é mais apenas um filme 35 ou 16 mm. Cópia não é apenas uma lata retirada de um laboratório. Exibição não é mais apenas uma projeção em sala escura. Celular não é apenas um telefone. Que perspectivas essa nova realidade abre para o cinema brasileiro? Que alternativas de produção e difusão devemos adotar para não perder o rumo da história?


Temas: alternativas de produção e difusão na era digital e diretor autoral e pirataria.



A palestra que será ministrada por Geraldo Moraes, sexta-feira, dia 30 de novembro, às 16h no Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma, integra a programação do 1° Encontro de Cidades Integradas do Mercosul e tem entrada franca.

Nenhum comentário: