quinta-feira, 24 de março de 2016

"Salò ou os 120 Dias de Sodoma" no Cineclube Lanterninha Aurélio


Para encerrar o ciclo de março, o Cineclube Lanterninha Aurélio, exibe na segunda-feira, dia 28 de março, às 18h, no Auditório da CESMA( 3º andar), o filme “Salò ou os 120 Dias de Sodoma”, dirigido por Pier Paolo Pasolini. Após o termino da sessão o filme será comentado por Daniel Paim.

O filme foi inspirado no livro Os 120 Dias de Sodoma do Marquês de Sade, e conta a história de um grupo de jovens que, na região da Itália então dirigida por Mussolini, durante o outono europeu de 1944 são selecionados por quatro dirigentes fascistas ( um presidente de um banco, que representa o poder econômico, um bispo, representando a igreja, um duque, que representa a nobreza e um juiz, que representa o poder judicial) para serem os autores de uma série de torturas e experimentos sádicos, ao longo de 120 dias.

A obra, tida por muitos como uma das mais perturbadoras da história do cinema, é dividida em 3 fases, chamadas de 'círculos', que são o Círculo das Manias, onde os fascistas satisfazem seus desejos sexuais; o Círculo das Fezes, repleto de escatologia, onde os jovens são obrigados a ingerir fezes; e o Círculo de Sangue, onde os prisioneiros desobedientes são punidos através de mutilações, torturas físicas e assassinato.

Salò ou os 120 Dias de Sodoma, 1975

Direção: Pier Paolo Pasolini

Drama: 116

Sinopse: Em 1944, na cidade de Saló ocupada por nazistas, no norte da Itália, quatro fascistas sequestram 16 jovens saudáveis e os aprisionam em um palácio perto de Marzabotto. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade, sendo que três delas relatam as histórias de Dante e de Sade, e a quarta acompanha ao piano. Na mansão vigiada por guardas, os fascistas vão cometer todo tipo de experiências com os jovens, que passam a ser usados como uma fonte de prazer sexual, masoquismo e morte.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: