quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ciclo "Imigração" no Cineclube Lanterninha Aurélio


No mês de novembro, o Cineclube Lanterninha Aurélio irá promover o Ciclo “Imigração”. Serão exibidos, nas segundas-feiras, filmes sobre esse tema que diariamente está sendo assunto em toda a
imprensa mundial.

O filme escolhido para abrir o ciclo, na segunda-feira, dia 9 de novembro, às 18h, no auditório da CESMA, é o longa “Rio Congelado”, dirigido por Courtney Hunt.

O roteiro se concentra em duas mulheres da classe trabalhadora que contrabandeiam imigrantes ilegais no porta-malas de um carro do Canadá para os Estados Unidos, a fim de fazer face às despesas. Recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Atriz (Melissa Leo) e Melhor Roteiro Original (Courtney Hunt).

Em uma entrevista a roteirista/diretora Courtney Hunt, realizado pouco antes do lançamento do filme, ela discutiu o tema predominante do amor de uma mãe por seus filhos sendo um traço culturalmente universal. Ela afirmou o momento mais importante de sua vida foi o nascimento de sua filha e como esse evento fez todos os seus outros objetivos prioridades menores. Ao mostrar como tal intimidade não conhece limites, culturalmente ou socialmente, Hunt disse esperar que seu filme permitisse o público a quebrar suas suposições sobre os outros ao seu redor.

Rio Congelado, 2008

Direção: Courtney Hunt

Drama: 97 minutos

Sinopse: Ray Eddy (Melissa Leo) vive em um trailer no interior do estado de Nova York. Tímida e reservada, ela enfrenta problemas para manter a família unida após seu marido ter sumido com o dinheiro que seria usado como entrada para a compra da casa de seus sonhos. Para conseguir a quantia Ray se une a Lila Littlewolf (Misty Upham), uma contrabandista, e passa a atravessar ilegalmente imigrantes pela fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. O percurso segue o congelado rio St. Lawrence, com as duas transportando chineses e paquistaneses no porta-malas do carro de Ray.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: