quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Mês das animações e do CinEST na CESMA


No mês de outubro, o Cineclube Lanterninha Aurélio irá promover, o Ciclo “Animações”. Serão exibidos, nas segundas-feiras, filmes do gênero. O filme escolhido para abrir o mês, na segunda-feira, dia 5 de outubro, às 18h, é o longa “O Homem que plantava árvores” dirigido por Frédéric Back. Depois da sessão do Cineclube, será exibido na CESMA o filme “A oeste do fim do mundo”, conforme a programação do CINEST.

O filme, baseado num belíssimo conto do francês Jean Giono, de 1953, foi realizado por Frédéric Back, considerado por muitos um gênio da arte e da animação.
Conta a estória de Elzeard Bouffier, um pastor de ovelhas que durante anos cultivou uma floresta esplendorosa numa área desértica da França.

O conto é narrado por um jovem viajante (o esplêndido Philippe Noiret, no áudio francês), que um dia encontra este homem nas suas viagens e acompanha a mudança na paisagem no decorrer dos anos.

A beleza calma da paisagem contrasta com a fúria das duas Grandes Guerras que o narrador assiste e o feito notável do pastor oferece um olhar do poder inspirador da natureza e da esperança, que podem emergir no mais improvável dos lugares.

O homem que plantava árvores, 1988

Direção: Frédéric Back

Animação: 30 minutos

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.


CinEst

O CinEst foi criado em 2012 pela PIAZITO ARTE E CULTURA, uma instituição sem fim lucrativo que vê na sétima arte uma maneira de promover um intercâmbio cultural incentivando a criatividade e o interesse pelo âmbito cinematográfico, possibilitando a descoberta de novos talentos e a integração entre escola, aluno e família.

O CinEst realizou-se como uma mostra de produções em curta metragem de escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul em 2012 com Intuito de incentivar a produção artística audiovisual no âmbito escolar, constituíram-se como um canal de divulgação desses trabalhos e troca de experiência entre os alunos e professores envolvidos.

O CinEst ocorre de 5 a 9 de outubro na CESMA

Nenhum comentário: