quinta-feira, 27 de agosto de 2015

"5 Centimeters per Second" no Cineclube Lanterninha Aurélio


Para encerrar o Ciclo Animações Japonesas- O.V.A’S., o Cineclube Lanterninha Aurélio em parceria com o grupo Shin Anime Dreamers , exibe na segunda-feira, dia 31 de agosto, às 18h, a animação “5 Centimeters per Second”, dirigida por Makoto Shinkai.

A primeira parte do filme foi lançada no Yahoo! Japan em uma transmissão online para membros do Yahoo! Premium entre 16 e 19 de fevereiro de 2007. Em 3 de março de 2007, o filme completo foi exibido no Cinema Rise em Shibuya, Tóquio.

O filme é dividido em três partes: Cherry Blossom, Cosmonaut e 5 Centimeters per Second totalizando cerca de uma hora de filme. Como nos filmes anteriores de Shinkai, Tenmon foi quem compôs a trilha sonora do longa. Uma light novel foi lançada para dar continuidade ao filme. Uma adaptação para mangá com ilustrações de Seike Yukiko começou a ser publicada na revista Afternoon em julho de 2010.

5 Centimeters per Second, 2007

Direção: Makoto Shinkai

Drama, Animação: 63 minutos

Sinopse: Byousoku 5 Centimeter (5 centímetros por segundo) é um filme composto por 3 partes, A história gira em torno de dois amigos de infância: Akari e Takaki, que, quando eram pequenos, eram inseparáveis, mas um dia que Akari teve que se mudar por causa dos empregos dos pais.
Na primeira parte do filme, denominada “Oukashou”, eles passam a comunicar por cartas até que Takaki descobre que irá se mudar também, para o canto oposto de Akari no Japão. Sabendo que depois disso seria muito difícil se reverem, eles decidem se encontrar e Takaki vai visitar Akari numa viagem de trem.

Embora possa parecer, Byousoku 5 Centimeter não é uma história romântica estilo água-com-açúcar. As narrativas que são contadas, principalmente na primeira parte do filme, mostram o drama de se estar longe de quem ama.

Como diz o subtítulo do movie, Byousoku 5cm é uma história sobre a distância, tanto física quanto do coração. As outras duas partes, “Cosmonaut” e “Byousoku 5 centimeter” contam como vive Takaki depois de adolescente e finalmente adulto.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: