quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Sennen Joyu no Cineclube Lanterninha Aurélio

                                
Para dar continuidade ao Ciclo Animações Japonesas- Construção da Identidade, o Cineclube Lanterninha Aurélio em parceria com o grupo Shin Anime Dreamers , exibe na segunda-feira, dia  8 de setembro, às 18h, o  longa “Sennen Joyu-Millennium Actress”, dirigido por Satoshi Kon.

A animação conta a história de um documentarista investigando a vida de uma atriz de idosos em que a realidade e o cinema se confundem. Ele baseia-se na vida do Setsuko Hara e Hideko Takamine.

Sennen Joyu, 2001

Direção: Satoshi Kon

Animação, Drama, Romance, Fantasia, Comédia: 87 minutos

Sinopse: Chiyoko, sem dúvida uma das mais belas personagens de anime, é uma já velha atriz, que será entrevistada por um documentarista. Ela conta a sua vida e o porquê de ter se tornado atriz. Chiyoko ainda menina, um dia, choca-se com um homem que fugia da polícia. Ferido, ela o leva para a loja da família. No dia seguinte ela encontra-se com esse homem, que segura uma chave e entrega a ela dizendo que aquela é a chave para coisa mais importante que existe.

A partir daí o homem é obrigado a fugir e Chiyoko torna-se atriz na esperança de um dia encontrá-lo novamente.

A beleza do filme está na forma como é contado. A realidade da vida e a fantasia dos filmes de Chiyoko misturam-se de forma magistral durante a narração para contar a vida da atriz e, ao fim, o telespectador pode perceber qual é "a coisa mais importante que existe" a qual aquele homem se referira.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.


Nenhum comentário: