sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ciclo sobre Eduardo Coutinho no Lanterninha Aurélio



Neste mês, o Cineclube Lanterninha Aurélio irá homenagear o cineasta e documentarista brasileiro Eduardo Coutinho.

Coutinho foi assassinado no dia dois de fevereiro, neste ano, em sua casa localizada no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro, pelo seu filho Daniel Coutinho.

Ele é considerado um dos maiores documentaristas contemporâneos. Suas obras são caracterizadas pela sensibilidade e pela compaixão ao outro, mas sem apelar para um lado sentimentalista. Seus trabalhos abordam as emoções e aspirações das pessoas comuns, sejam camponeses diante de processos históricos, como em “Um Cabra Marcado para Morrer”, ou moradores de um enorme edifício de baixa classe, no Rio de Janeiro, como ele retrata em “Edifício Master”.

A filmografia de Coutinho contém mais de 24 produções, entre documentários e ficções. Ele foi homenageado no Oscar deste ano, sua imagem apareceu entre as perdas do ano.

O documentário “Peões” irá dar início ao Ciclo. A primeira sessão acontece dia 7, segunda-feira, às 18h, no Auditório da CESMA (3º andar). O trabalho aborda a classe operária do ABC paulista, composta por metalúrgicos, que iniciaram greves que há muito não aconteciam devido à ditadura militar.

O documentário mostra os acontecimentos e esperanças no Brasil, na época da eleição de Lula, para presidente da República, e os rumos do país.

A obra ganhou o Candango de Ouro de melhor filme, no Festival de Brasília, em 2004.

Peões, 2004
Direção: Eduardo Coutinho
Documentário: 85 minutos


Sinopse: A história pessoal de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então. Exibem souvenirs das greves, recordam os sofrimentos e recompensas do trabalho nas fábricas, comentam o efeito da militância política no âmbito familiar, dão sua visão pessoal de Lula e dos rumos do país.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: