sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O Contador de Histórias no Lanterninha Aurélio


Para encerrar o Ciclo de Cinema Nacional- A Realidade Brasileira pelo Olhar Infantil, e suas atividades neste ano, o Cineclube Lanterninha Aurélio, exibe segunda-feira, dia 30 de dezembro, às 18h, no Auditório da CESMA, o longa “O Contador de Histórias”, do diretor Luiz Villaça.

O filme se passa na década de 1970, na cidade de Belo Horizonte, onde Roberto Carlos Ramos vive com a mãe e seus nove irmãos em uma favela. Sua mãe o leva então para a FEBEM acreditando que lá o filho terá melhores oportunidades, podendo até tornar-se um doutor. Lá, o garoto se torna um exímio contador de histórias.

Após a exibição, será realizado um debate com os acadêmicos dos cursos de Serviço Social da Unifra e da UFSM.

O Contador de Histórias, 2009
Direção: Luiz Villaça
Drama: 110 minutos


Sinopse: Anos 70. Aos 6 anos Roberto Carlos Ramos (Marco Ribeiro) foi escolhido por sua mãe (Jú Colombo) para ser interno em uma instituição oficial que, segundo apregoava a propaganda, visava a formação de crianças em médicos, advogados e engenheiros. Entretanto a realidade era bem diferente, o que fez com que Roberto aprendesse as regras de sobrevivência no local. Pouco depois de completar 7 anos ele é transferido, passando a conviver com crianças até 14 anos. Aos 13 anos, ainda analfabeto, Roberto tem contato com as drogas e já acumula mais de 100 tentativas de fuga. Considerado irrecuperável por muitos, Roberto recebe a visita da psicóloga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros). Tratando-o com respeito, ela inicia o processo de recuperação e aprendizagem de Roberto.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: