sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ciclo das Animações Japonesas no Lanterninha

No mês de setembro, o Cineclube Lanterninha Aurélio apresenta, nas segundas-feiras, o Ciclo Animações Japonesas- Reminiscências da Guerra. Este Ciclo será realizado em parceria com o grupo Shin Anime Dreamers. O filme escolhido para abrir o mês, na segunda-feira, dia 2 de setembro, é o longa “Hadashi no Gen”.

O anime dirigido por Mori Masaki mostra os efeitos da guerra sobre uma família de Hiroshima, vistos pelos olhos de um menino chamado Gen. Os terríveis desdobramentos da bomba nuclear lançada pelos americanos também são mostrados na animação japonesa. O filme é baseado no mangá de mesmo nome, criado por Keiji Nakazawa. Os quadrinhos foram publicados de 1973 a 1985.

Hadashi no Gen, 1983
Direção: Mori Masaki
Drama: 83 minutos


Sinopse: Gen e sua família vivem em Hiroshima, perto do final da Segunda Grande Guerra. Enquanto o pai de Gen sofre com a ira e o desprezo dos militares e vizinhos por achar que é impossível uma vitória japonesa, sua família sofre com a escassez de alimentos. Mas nada disso terá qualquer importância diante da nova e terrível arma que o exército americano pretende lançar sobre o país. O caos pós-bomba é o ambiente em que Gen vai tentar sobreviver, vendo seu mundo ser destroçado pelos efeitos devastadores da bomba. Mas, mesmo com tanto sofrimento, Gen ainda consegue fazer sorrir, mesmo que isso seja entre lágrimas.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.



Nenhum comentário: