A manhã do Encontro Estadual de Cineclubes Gaúchos foi de intercâmbio entre os cineclubistas presentes. Troca de experiências, de práticas e de estratégias foram as pautas relatadas pelos participantes.
O encontro contou com a presença de representantes de 14 cineclubes. Entre estes, oito cidades diferentes: Arroio do Meio, Arvorezinha, Caçapava do Sul, Gaurama, Restinga Seca, Santiago, Silveira Martins e Santa Maria. Somente da cidade de Santa Maria são sete cineclubes: Cineclube Lanterninha Aurélio, Cine Otão, Cineclube Otelo, Cineclube Unifra, TV Ovo, Cineclube Santa Maria Vídeo e Cinema, Macondo Cineclube.
Dentre as impressões e relatos dos representantes, foram levantadas questões sobre a relevância do movimento cineclubista do interior do Estado, a necessidade de circulação e a distribuição dos acervos dos cineclubes. Sáskia Sá, Diretora de Memória do Conselho Nacional de Cineclubes, ressaltou a importância do resgate da memória dos cineclubes, ratificando o valor da socialização deste conteúdo histórico.
Num segundo momento da manhã, foram esclarecidas dúvidas sobre a 28º Jornada Nacional de Cineclubes, entre os cineclubistas e os delegados presentes no encontro. Os grupos de trabalhos e as questões que serão discutidas durante a Jornada.
A partir da tarde as pautas do Encontro serão: formação do Conselho de representantes do Rio Grande do Sul junto ao CNC, apresentanção de uma proposta de contabilização de público nos cineclubes e, ainda, discussão sobre as estruturas políticas e organizacionais dos cineclubes gaúchos.
Na foto: Paulo Teixeira, representante do Cineclube Otelo
Acompanhe o Encontro Estadual de Cineclubes Gaúchos pelos links:
Assessoria de Comunicação Cesma
CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café
55 3222-8544 - Ramal 220
Nenhum comentário:
Postar um comentário