segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cineclube Lanterninha Aurélio apresenta: uma fuga da ditadura argentina

O Cineclube Lanterninha Aurélio seguindo com o ciclo “Entre golpes (d)e estado”, exibe nesta quarta, dia 13, Crônica de uma Fuga (2006), com direção de Adrián Caetano. O filme aborda o período de ditadura na Argentina, sob a ótica de quem sofreu os danos da situação política vigente. Crônica de uma fuga é visto como um thriller, por vezes pesado e visceral. Baseado em "Pase Libre - La Fuga de la Mansión Seré", escrito por Claudio Tamburrini, o filme aborda os anos da ditadura argentina, de 1976 a 1983.

O ciclo “Entre golpes (d)e estado” é uma parceria com o Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. Nesta quarta, o comentário acerca do filme será de Gilvan Dockhorn, professor da UFSM e UDESSM.


Sinopse

Crônica de uma Fuga é um thriller político passado em 1977 em Buenos Aires durante a ditadura argentina. Um grupo a serviço do governo militar seqüestra Claudio Tamburrini, goleiro de um time de futebol de pouco destaque, e o leva para um centro de detenção clandestino conhecido como a Mansão Seré. Nessa espécie de manicômio sem regras, onde vários jovens convivem à espera de que seus destinos sejam decididos, Claudio conhece Guillermo. Após quatro meses de cativeiro, Claudio, Guillermo e outros dois companheiros de quarto, Huguito e Gallego, armam uma fuga pulando no vazio em meio a um temporal. É aí que o futuro deles começa.


Confira a programação completa do Ciclo entre Golpes (d) e Estado:

20/10 - Batismo de Sangue (Brasil, 2007)

Direção: Helvécio Ratton

Comentários: Dr. Fabrício Monteiro Neves (UFSM)

27/10 - Desaparecido (Missing, EUA, 1982)

Direção: Costa Gavras

Comentário: Dr. Reginaldo Teixeira Perez (UFSM)

As sessões e os debates acontecem todas as quartas-feiras no Auditório da Cesma, às 19h. A entrada é franca.


Assessoria de Comunicação Cesma

CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café

55 3222-8544 - Ramal 220

Um comentário:

pseudo-autor disse...

Crônica de uma fuga é maravilhoso! Eu assisti por esses dias e recomendo. Outro filme de ditadura ótimo, dos últimos que assisti, é Garage Olimpo, do Marco Becchis. Procure!

Cultura em geral:
http://culturaexmachina.blogspot.com