segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Batismo de Ditadura no Lanterninha Aurélio


O Cineclube Lanterninha Aurélio segue com o ciclo "Entre Golpes (d)e Estado" e exibe nesta semana o filme brasileiro sobre o período de ditadura militar na América Latina.
Nesta quarta, será a vez de "Batismo de Sangue" (2007), filme dirigido por Helvécio Ratton. O filme é baseado no livro homônimo de Frei Betto, que aborda seu envolvimento e trajetória, com outros frades dominicanos, na luta contra a ditadura militar.

O ciclo “Entre golpes (d)e estado” é uma parceria com o Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. O comentário sobre "Batismo de sangue" será feito pelo professor Dr. Fabrício Monteiro Neves (UFSM).

Sinopse:
São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.

Confira o último filme do ciclo "Entre Golpes (d)e estado":
27/10 - Desaparecido (Missing, EUA, 1982)
Direção: Costa Gavras
Comentário: Dr. Reginaldo Teixeira Perez (UFSM)

As sessões e os debates acontecem todas as quartas-feiras no Auditório da Cesma, às 19h.
A entrada é franca.

Assessoria de Comunicação Cesma
CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café
55 3222-8544 - 55 3222-8544 - Ramal 220

Nenhum comentário: