quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Yo soy yo y mis circunstancias

Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural CESMA -Santa Maria/RS - desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros

O cineclube Lanterninha Aurélio faz uma homenagem à cultura espanhola neste mês. O dia 12 de outubro, além de comemorar o dia de Nossa Senhora Aparecida e o dia da Criança, é também o dia do “descobrimento” da América. Por isso é tido como o dia da Hispanidade em que os povos latinoamericanos e espanhóis se unem a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica.

Também, neste ano, tem-se a data dos 70 anos da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Então, nos apropriamos da famosa sentença do filósofo e jornalista Ortega y Gasset para dar nome ao ciclo dedicado ao jeito hispânico de ser – Yo soy yo y mis circunstancias. Essa frase remete ao comportamento participativo, aguerrido que caracteriza o seu envolvimento com a realidade e a defesa de suas ideias,
adaptando-se as novas circunstâncias para seguir em frente.

O ciclo inicia com a exibição de O Banheiro do Papa, filme da nova safra do cinema uruguaio. Produzido em parceria entre Brasil, Uruguai e França, a história começa algumas semanas antes da visita do Papa João Paulo II, em 1988, à cidade uruguaia Melo, que faz fronteira com o Brasil.

Devido à vinda de Vossa Santidade, a expectativa dos moradores é de que milhares de pessoas visitem a cidade e com isso surge a possibilidade de lucrar vendendo comes e bebes. Beto (César Trancoso), contrabandista, tem a ideia de construir um banheiro e cobrar uma taxa de uso. Mas para colocar em prática seu plano mirabolante, ele precisa realizar longas e arriscadas viagens até a fronteira e enfrentar sua esposa Carmen (Virginia Mendez) e o descontentamento de sua filha Silvia (Virginia Ruiz).

---

Direção de Enrique Fernandez e Cesar Charlone

Uruguai, 2007, 97’

O que: O Banheiro do Papa

Onde: Cineclube Lanterninha Aurélio

Quando: 07/10/09 – às 19 horas

Quanto: de graça

Apresentação e Debate : Angelise Da Silva Fagundes





Confira a programação das próximas semanas:

14/10 – Morango e Chocolate (Cuba, México e Espanha, 1994)

21/10 – Segunda-feira ao Sol (França, Espanha, Itália, 2002)

28/10 – Mamá Cumple 100 Años ( Mamãe Faz 100 Anos )
(Espanha, França, 1979)


-

Cineclubismo

Debates e sessões - quartas-feiras - 19 horas - entrada gratuita

Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma – 3º andar

Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria / RS

cineclubelanterninhaaurelio@gmail.com

Telefone - 55 3221 9165 - 3222 8544
-

twitter.com/cinelanterninha

Um comentário:

Francele Cocco disse...

muito bom o ciclo! já assisti todos os filmes..então me sinto como participante, provavelmente qdo tiver véia, e a memória faiada, vou achar que vi eles no cineclube!!
um abraço a todos... suerte!