terça-feira, 22 de setembro de 2009

Memórias do Subdesenvolvimento + 50 anos de Revolução


O Cineclube Lanterninha Aurélio, dentro do ciclo Cidade Grande, e aproveitando a visita da arte-educadora cubana Adela Hilda Figueroa Gutierrez a Santa Maria, apresenta Memórias do Subdesenvolvimento, nesta quarta-feira, dia 23/09, às 19h, como proposta de um dos filmes mais conhecidos do diretor cubano Tomás Gutiérrez Alea (1928-1996).


Retrato lúcido e afetuoso de Cuba no começo dos anos 60, Memórias do Subdesenvolvimento é um clássico do cinema latino-americano. O cineasta Alea oferece uma visão ao mesmo tempo crítica e delicada sobre os rumos da Revolução de Cuba, narrada pelos olhos de Sérgio, um homem que aos 38 anos se descobre sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais resolvem emigrar para os Estados Unidos. Ao acompanhar Sérgio, o espectador é chamado a percorrer as ruas da capital cubana e encontrar personagens reais, num filme que mistura com habilidade recursos da ficção e do documentário.

Este filme será antecedido pelo curta Cine-Revista, também dirigido por Alea, de 1959. Ele é formado por esquetes de humor, notas informativas e reportagens apresentadas de forma dinâmica e divertida, que serviam de aperitivo antes da atração principal nas sessões de cinema de Cuba.

Tomás Gutiérrez, 1968, 97’

espaço no DSM

----------------

A artista plástica cubana Adela Hilda Figueroa Gutiérrez visita o Brasil pela segunda vez através do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos – ICAP, reforçando os laços de solidariedade entre brasileiros e cubanos ao mesmo tempo em que debate a necessidade do fim do bloqueio econômico imposto ao seu país.

Adela, após realizar significativas atividades nas cidades de Bom Jesus de Itabapoana/RJ, Vargem Alta e Muqui (ES), chega a Santa Maria e São Sepé (RS) para realizar oficinas e conferências compartilhando sua experiência artística e de militância.

Para tanto elaboramos uma programação de trabalho que segue abaixo. Essas atividades integram a programação do Seminário Permanente de Cultura, proposto pela Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria – LTDA – CESMA, em parceria com o Sindicato dos Professores Municipais de São Sepé - SIPROMUSS, Instituto Cubano de Amizade entre os Povos – ICAP e Associação Jose Marti de Porto Alegre / RS e Associação Jose Marti de Bom Jesus do Itabapoana/ RJ.

50 anos de Revolução / Arte Revolucionária

25 de setembro – sexta-feira
9h - Entrevista com a TV OVO – Ponto de Cultura Espelho da Comunidade
9h30 - Seminário: 50 anos da Revolução (Auditório da Cesma)
A história de Cuba
Professor: Diorge Konrad (UFSM)
Professor: Leonardo Botega

12h - Almoço
14h - Experiências em Cuba (Auditório da Cesma)
Ricardo Haesbaert - Associação Jose Marti/RS
Professor: Leonardo Echevarria (SIPROMUSS)
Taís de Castro – Cientista Social

17h - Café
17h30 - 50 anos da Revolução Cubana (Auditório da Cesma)
Adela Hilda Figueroa Gutiérrez - Professora, artista plástica e artesã

19h - Debate
Encerramento com apresentação musical
---------------

Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural CESMA -Santa Maria/RS - desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros

Cineclubismo

Debates e sessões - quartas-feiras - 19 horas - entrada gratuita

Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma – 3º andar

Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria / RS

cineclubelanterninhaaurelio@gmail.com
www.cineclubelanterninhaaurelio.blogspot.com

Telefone - 55 3221 9165 - 3222 8544
-

twitter.com/cinelanterninha

Nenhum comentário: