quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lançamento da Programação da TV Brasil hoje no Cineclube

Uma grande colcha, onde cada um costurou o seu retalho

Esta é uma das tantas formas que o programa Ponto Brasil pode ser visto. Proposto pelo canal público de televisão TV Brasil, um canal da Empresa Brasil de Comunicação, o Ponto Brasil terá seu pré-lançamento regional nesta quarta-feira, 16, às 19h, no Auditório João Miguel de Souza, no Centro Cultural Cesma.

Um programa de televisão que foge dos moldes convencionais e adota a ideia da construção coletiva. Assim foi feito o Ponto Brasil, com a participação de mais de 100 grupos como pontos de cultura, coletivos, ong"s, universidades e realizadores indígenas de 17 estados, onde 400 pessoas trabalharam desde a concepção de cada ideia até o produto final. E deste imenso mosaico resultaram 130 vídeos, os quais estão integrados em 14 programas.

No Rio Grande do Sul, a produção dos programas foi centralizada em Santa Maria. A TV OVO foi o Nó que uniu o Cineclube Lanterninha Aurélio, os Pontos de Cultura Artestação de Rio Grande, Ação Cultural Integrada de São Luiz Gonzaga, Quilombo do Sopapo e o Coletivo Catarse, ambos de Porto Alegre. Aqui foram desenvolvidos cerca de 10 roteiros sobre temas propostos pelo programa. Estes passavam desde reflexões sobre Deus e o diabo até o que se considera culpa ou brincadeira.

“É uma experiência inovadora, pois no processo colaborativo é necessário ouvir várias ideias e opiniões e extrair o melhor disso” comenta Daniel Taterka Prado, integrante da coordenação do núcleo de vídeo da equipe do Ponto Brasil. Dessa forma, se desenvolveu o projeto do programa, que pela primeira vez trouxe o modelo colaborativo de produção audiovisual para a televisão pública brasileira. Um espaço livre, o qual permitiu o protagonismo e a expressão da diversidade cultural das pessoas que constroem nosso imenso país.

Confira algumas chamadas do programa e veja, também, fotos da equipe em Santa Maria:


http://www.youtube.com/watch?v=tSDQ02qqTw4
http://www.youtube.com/watch?v=4u4PA35_17U
http://www.youtube.com/watch?v=XAROvg8PG7U
http://www.youtube.com/watch?v=8jTsLgxXY1c
http://www.youtube.com/watch?v=pj4RhOaYsuA


O que: Lançamento da TV Brasil
Quando: hoje, 16 de setembro, às 19h
Onde: Cineclube Lanterninha Aurélio - Projeto Cultural Cesma
Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma
Quanto: de graça, não paga nada e ainda toma uns goles de vinho

Priscila Costa
TV OVO
Ponto de Cultura Espelho da Comunidade
(55) 3026 - 3039

Nenhum comentário: