segunda-feira, 25 de maio de 2009

encerramento do ciclo Planet.move

-- Planet.move: Mostra de Filmes sobre Meio-Ambiente e Globalização

No encerramento do ciclo Planet.move que propôs neste mês de maio uma mostra de filmes de conscientização sócio-ambiental no Brasil vão ser exibidos três curtas-metragens brasileiros que enfatizam a mudança climática, o aumento do lixo e a globalização e seus impactos ecológicos, perda da biodiversidade, entre outros.

A mostra foi estabelecida através de uma parceria entre Cineclube Lanterninha Aurélio – Projeto Cultural Cesma e a ECOMOVE, organização não-governamental da Alemanha e ocorreu em diversas regiões e cidades do Brasil, incluíndo São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Santa Maria, Salvador e Recife, e será acompanhada de exposições e discussões sobre os temas. No Brasil, a ECOMOVE atua em parceria com o Instituto Goethe e com a ECOBahia – Festival Internacional do Audiovisual Ambiental. O projeto é apoiado pelo Ministério do Meio-Ambiente da Alemanha.

Ao final da sessão haverá debate com representante da Secretária do meio Ambiente e realizadores.


Dia 27/05/09

Das Quinzenas às Coisinhas

Documentário, 18min, Brasil, 2007
Direção: Renan Nunes Paz e Simone Lira da Silva

Sinopse

A partir do cotidiano dos integrantes da "ASMAR" (Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis, de Santa Maria) o documentário se propõe a explorar o significado ou a visão que eles tinham sobre o trabalho que realizavam. O projeto foi realizado por alunos dos cursos de Ciências Sociais e Desenho Industrial da UFSM, que freqüentaram e auxiliaram nas tarefas de dentro da associação por mais de um ano, quando então começaram a fazer as gravações em julho de 2007. Em 2008 no 7° Santa Maria Vídeo e Cinema o "Das Quinzenas às Coisinhas" recebeu o Prêmio CESMA - troféu Lanterninha Aurélio em reconhecimento a temática social e desenvolvimento humano.


Urubus Têm Asas

Documentário, 15 min, 35mm, Brasil, 2008
Direção: Marcos Negrão, André Rangel

Sinopse

Idéias, ações e destinos podem ser adaptados a uma nova realidade e ajudar a superar limites. É assim que uma comunidade de caranguejeiros do Rio de Janeiro enfrenta os danos causados pela poluição da cidade, que dia-a-dia acaba com o mangue, sua fonte de sobrevivência. "Urubus Têm Asas" revela como as novas gerações, através de ações inspiradoras, podem modificar o futuro e alçar novos vôos em prol de uma consciência ecológica.


Herança

Documentário, 24min, DV CAM, Brasil, 2007
Direção: Carolina Berger

Sinopse

Na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, onde predominam os grandes latifúndio e a economia é baseada na agropecuária, uma comunidade de pequenos agricultores luta para não perder mais um pedaço de suas terras. O campo herdado do bisavô guarda uma história de resistência, onde a natureza é a lembrança de que o homem não pode desistir de cuidar da terra. Um lugar onde gerações há muito semeiam e colhem a própria sobrevivência. "Herança" já foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. Em 2007 ganhou sete prêmios no 6º Santa Maria Vídeo e Cinema e na 15ª edição do Gramado Cine Vídeo, realizada paralelamente ao 35º Festival de Gramado, ganhou o prêmio de melhor documentário na
categoria Vídeo Independente Brasileiro.

Onde: Cineclube Lanteninha Aurélio – Auditório João Miguel de Souza – 3º andar da CESMA
Rua Professor Braga, 55 - centro – Santa Maria/RS
Quando: todas quartas-feiras de maio, às 19h
Quanto: de graça

...

Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural CESMA -Santa Maria/RS - desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
cineclubelanterninhaurelio@gmail.com
Telefone - 55 3221 9165 - 3222 8544

Nenhum comentário: