terça-feira, 31 de março de 2009

Ciclo: Todo dia era dia de índio

Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural CESMA -Santa Maria/RS - desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros

Ciclo: Todo dia era dia de índio

O dia 19 de abril é a data comemorativa do Dia do Índio, decretada ainda na década de 40 pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas.

No dia 29, teremos o lançamento dos documentários da TV OVO e Instituto Kaingáng, então o Cineclube Lanterninha Aurélio entra nesse ritual e lança o ciclo Todo dia era dia de índio.

O primeiro longa que integra o ciclo é Iracema, uma transa amazônica. Em contraste com a propaganda oficial da ditadura, que alardeava um país em expansão com a construção da Transamazônica, uma câmera sensível revelava os problemas que essa estrada traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil.

Misturando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande, emblemática da realidade brasileira. Iracema permaneceu proibido pela censura durante seis anos. Nesse período, ganhou prêmios em festivais internacionais e , em 1980, quando liberado, foi o grande vencedor do Festival de Brasília.

-
01/04/2009

Filme: Iracema, uma transa amazônica
Direção: Jorge Bodanzky & Orlando Senna

Documentário/Drama - 90 min 1981 - brasil

-

08/04/09


Filme: Como era Gostoso Meu Francês
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Aventura. - 83 min 1970 - brasil
-
No Brasil de 1594, um aventureiro frances prisioneiro dos Tupinambás escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia. Segundo a cultura Tupinambás, é preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes, no caso saber utilizar a pólvora e os canhões. Enquanto aguarda ser executado, o frances aprende os hábitos dos Tupinambás e se une a uma índia e através dela toma conhecimento de um tesouro enterrado e decide fugir. A índia se recusa a segui-lo e após a batalha com a tribo inimiga, o chefe Cunhambebe marca a data da execução: o ritual antropofágico será parte das comemorações pela vitória.
-
DEBATEDORAS:

- Ceres Karam Brum
(Doutora em Antropologia Social pela UFRGS)
- Suzana Cavalheiro de Jesus
(Educadora Especial e mestranda em Ciências Sociais- UFSM)


-

15/04/09

Filme: Raoni
Direção: Pierre Louis Saguez & Barry Willlians
Documentário : França, Brasil, Bélgica, 84 min 1978

Documentário que mostra como vive Raoni, líder da tribo dos caiapós e um dos índios mais conhecidos tanto no Brasil quanto no exterior graças a sua campanha em defesa do povo indígena e da floresta Amazônica. Descobertos pelo sertanista Orlando Villas Boas em 1954, a tribo dos caiapós vive no Mato Grosso. Villas boas conheceu Raoni ainda jovem. O índio nunca soube sua real idade.

-

22/04/09


Filme: Yndio do Brasil
Direção: Sylvio Back
Documentário : 70 min 1978

Colagem de dezenas de filmes nacionais e estrangeiros de ficção, cinejornais e documentários, revelando como o cinema vê e ouve o índio brasileiro desde quando foi filmado pela primeira vez, em 1912. São imagens surpreendentes, emolduradas por musicas temáticas e poemas, que transportam o espectador a um universo idílico e preconceituoso, religioso e militarizado, cruel e mágico, do índio Brasileiro.

-

29/04/09

Lançamento Documentários TV OVO & Instituto Kaingáng


------

Cineclubismo

Debates e sessões - quartas-feiras - 19 horas - entrada gratuita

Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma – 3º andar

Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria / RS

cineclubelanterninhaurelio@gmail.com

Telefone - 55 3221 9165 - 3222 8544

Nenhum comentário: