sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Carta aberta de apoio

Prezados,

A 27 ª Jornada Nacional de Cineclubes é uma realidade a partir desta segunda-feira, 17 de novembro de 2008, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Cineclubistas, cineastas e demais pessoas e entidades que trabalham na defesa de políticas públicas para o cinema brasileiro sabem das atividades que o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – vem desenvolvendo nesses últimos anos.

Em 2008 celebramos 80 anos do Movimento Cineclubista Brasileiro e são inúmeras as propostas e conquistas do CNC, entre elas:
- a rearticulação e cadastramento de cineclubes em todo o país;
- a organização de três Encontros Ibero-Americanos de Cineclubes;
- o apoio efetivo na concepção e estruturação da Programadora Brasil;
- a realização de oficinas;
- a participação na maioria das entidades do cinema nacional; e
- a eleição do cineclubista Antônio Claudino de Jesus para a Vice-Presidência da FICC – Federação Internacional de Cineclubes.

Esses são apenas alguns exemplos que demonstram a seriedade e o compromisso do CNC com nossa maior causa: a defesa do público. Algumas pessoas tem se destacado nacionalmente por suas posturas objetivas e defesa absoluta do cineclubismo. Entre elas destacamos Antônio Claudino de Jesus, João Baptista Pimentel Neto e Felipe Macedo.

A Jornada que agora se inicia é um encontro eletivo. Desde já antecipamos nosso apoio total e irrestrito para a reeleição de Antônio Claudino de Jesus para a Presidência do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. Acreditamos ser esse um momento de continuidade e avanço nas propostas e conquistas que o CNC, através do Claudino de Jesus, vem realizando nacional e internacionalmente. Em nome da coordenação do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema, um festival cineclubista, que valoriza o debate e a exibição entendemos a importância dessa atividade no país e a sua contribuição efetiva no contexto internacional.


Luiz Alberto Cassol
Vice-Presidente do CNC / Coordenador Geral do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema / Integrante da Coordenação do Cineclube Lanterninha Aurélio

Paulo Henrique Teixeira / Coordenador do Cineclube Lanterninha Aurélio / Assessor de Comunicação da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria

Bebeto Badke
Coordenador do Cineclube UNIFRA / Coordenador Executivo do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema / Suplente da Diretoria do CNC

Gilvan Dockhorn
Coordenador do Cineclube Vagalume – Caçapava do Sul / Professor da URCAMP RS

Nenhum comentário: