sexta-feira, 16 de novembro de 2007

...Instrução Normativa...

Amigas e amigos,

Está em fase de consulta popular uma Instrução Normativa da Ancine, a agência Nacional reguladora do cinema, reconhecendo e regulamentando a existência de cineclubes no País.
Por incrível que pareça, desde a Constituição de 1988 e a abolição da Censura, a legislação que reconhecia a existência de cineclubes ficou perdida e na prática inexistente. Os cineclubes brasileiros têm vivido uma situação muito próxima da clandestinidade, o que debilita muito um tipo de atividade já bastante precária e, por outro lado, base fundamental da formação de talentos e instituições do cinema.

A regulamentação, bastante simples, será uma ajuda institucional fundamental para fomentar políticas públicas de formação de público, estimular os cineclubes, permitir sua participação em editais e programas de apoio e até seu maior reconhecimento por outros parceiros e patrocinadores.

Peço, então, que manifestem seu apoio à dita Instrução Normativa. Não é difícil e não demora muito. Basta ir ao site da Ancine: www.ancine.gov.br e clicar em Espaço do Usuário, escolhendo Consulta Pública. Aí você segue os passos para se cadastrar e, depois, pode entrar no espaço da consulta e mandar seu comentário. Quem já é cadastrado conhece o caminho.

Leva um tempinho, mas você já fica habilitado a participar outras vezes de um importante instrumento de consulta pública e de democracia. E, de quebra, dá a sua contribuição - pode ter certeza que ela conta - para a aprovação desse regulamento que vai estimular os cineclubes. Cineclube é tão importante, né?

É só colocar no espaço para sugestões que sugere que a IN seja aprovada na íntegra. Na justificativa pode colocar que ela atende a uma antiga reivindicação do movimento cineclubista brasileiro e vem dar institucionalidade aos cineclubes. Quem quiser pode escrever mais.
O prazo para a Consulta termina dia 12 de setembro.
Consulte agora!


Um forte abraço,

Antônio Claudino de Jesus
Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Vice-Presidente da Federação Internacional de Cineclubes

Nenhum comentário: