quinta-feira, 28 de abril de 2016

Ciclo "Adaptação para além dos livros" no Cineclube Lanterninha Aurélio


No mês de maio, o Cineclube Lanterninha Aurélio promove o Ciclo Adaptação para além dos livros. Em homenagem, a Feira do Livro de Santa Maria, que acontece no mesmo mês, serão exibidas adaptações de clássicos da literatura mundial, para a tela do cinema.

O longa escolhido para abrir a programação do Ciclo é “Shakespeare Apaixonado”, dirigido por John Madden. No dia 2 de maio, segunda-feira, às 18h, no Auditório da CESMA (3º andar). A apresentação do filme será feita por José Renato da Silveira.

William Shakespeare precisa escrever uma nova peça de teatro, uma história de amor com fim trágico, mas está sofrendo um bloqueio e somente uma musa inspiradora poderá ajudá-lo. Ao apaixonar por Lady Viola, ele volta a ter inspiração e escreve a peça Romeu e Julieta. Na época, mulheres não podiam interpretar peças de teatro, mas Lady Viola se veste de homem para poder participar da peça de Shakespeare, mas ele acaba se apaixonando mesmo ela sendo noiva do Lord Wessex, nobre dono de terras na Virgínia, que está a procura de dinheiro para voltar para os Estados Unidos na corte da Rainha Elizabeth I que autoriza a participação de mulheres no teatro após descobrirem que Lady Viola se vestia de homem para participar das peças de William Shakespeare.

Shakespeare Apaixonado, 1998

Direção: John Madden

Comédia Romântica: 123 minutos

Sinopse: O jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois. O que eles não contavam era com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex (Colin Firth).

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: