quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Gritos e Sussurros no Cineclube Lanterninha Aurélio


Neste mês de fevereiro, o Cineclube Lanterninha Aurélio dedica um Ciclo ao cineasta Ingmar Bergman. Para dar continuidade as sessões, será exibido segunda-feira, dia 9, às 18h, no Auditório da CESMA, o longa “Gritos e Sussurros”.

Obra de um autor maduro, o roteiro se apropria do universo das peças de Tchecov, em especial Tio Vânia, destrinchando o complexo universo das relações humanas, principalmente aquelas sustentadas por frágeis laços familiares. O olhar desafiador é herança não apenas de Tchekov, mas também de Ibsen, autor favorito e referência em todos os roteiros bergmanianos.

Foi o próprio Ingmar Bergman quem definiu Gritos e Sussurros como um filme que se aproxima mais de um estado de alma do que propriamente de uma história a ser narrada dentro dos princípios básicos do cinema. Deixar transparecer o que se oculta sobre as formalidades das relações humanas é o objetivo dessa obra reveladora. Não que a trama envolvendo a agonia de uma mulher em estado terminal e de suas duas irmãs seja irrelevante. Muito pelo contrário. É no limiar da vida que Bergman percebe o momento das grandes revelações, aquelas abafadas pela moral, pelos costumes e pela religião.

Gritos e Sussurros, 1972

Direção: Ingmar Bergman

Drama: 106 minutos

Sinopse: Em uma casa no campo uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravaza seu amor de mãe dando o maior carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem no interior de cada
pessoa.

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).


A entrada é franca.

Nenhum comentário: