quinta-feira, 17 de julho de 2014

O Escafandro e a Borboleta no Lanterninha



Para dar continuidade ao Ciclo Francês, o Cineclube Lanterninha Aurélio exibe na segunda-feira, dia 21 de julho, o longa-metragem “O Escafandro e a Borboleta”, dirigido por Julian Schnabel.
O roteiro é uma adaptação do livro homônimo autobiográfico de Jean-Dominique Bauby.
A obra de Schnabel ganhou dois prêmios Globo de Ouro (melhor filme estrangeiro e melhor direção), levou os prêmios de melhor direção e o Grande Prêmio Técnico no Festival de cinema de Cannes, o prêmio BAFTA de melhor roteiro adaptado e ainda recebeu quatro indicações ao Oscar (foi indicado aos prêmios de melhor diretor, melhor fotografia, melhor roteiro adaptado e melhor edição).
O Escafandro e a Borboleta, 2007
Direção: Julian Schnabel
Drama, Biografia: 112 minutos
Sinopse: Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.
As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).
A entrada é franca.

Nenhum comentário: