sexta-feira, 14 de junho de 2013

Um Dia, Um Gato no Lanterninha


A CESMA completa 35 anos de existência no domingo, 16 de junho, e para dar continuidade ao Ciclo Internacional e comemorar a data, o Cineclube Lanterninha Aurélio exibe na segunda-feira, dia 17, o filme tcheco “Um Dia, Um Gato”. O longa dirigido por Vojtech Jasný foi a primeira película exibida no Lanterninha, em 1978. A obra foi premiada no Festival de Cannes, no ano de 1963, com o Prêmio Especial do Júri.
O filme conta a história de um gato mágico que usa óculos. Quando lhe tiram os óculos, as pessoas a sua volta começam a mudar de cor conforme o caráter delas. Por exemplo, os mentirosos ficam roxos, os apaixonados amarelos e assim por diante. Os adultos da vila onde o animal mora o consideram uma ameaça, mas as crianças o adoram.

Um Dia, Um Gato, 1963
Direção: Vojtech Jasný
Comédia, 95 minutos


Sinopse: Um mágico e seu gato, que costuma usar óculos, se apresentam em um espetáculo nos jardins do castelo de uma pequenina cidade. O gato também é mágico e quando seus óculos são tirados, as pessoas para quem ele olha mudam de cor de acordo com o caráter e suas atitudes. Os mentirosos ficam roxos, e os ladrões, cinzas, as pessoas falsas, amarelas, e as que estão apaixonadas ficam vermelhas. Assustadas, as pessoas na plateia fogem. Na confusão, o gato desaparece também. Robert, um jovem professor, pede ajuda às crianças da cidade para achar o animal.

ATENÇÃO: Esta sessão irá acontecer extraordinariamente às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55, Centro, Santa Maria, RS, Brasil).

A entrada é franca.

Nenhum comentário: