sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As Relações Internacionais em debate no Lanterninha



Nesta segunda, dia 8, o Cineclube Lanterninha Aurélio segue com o ciclo 'O Cinema no debate Internacional', com o filme iraniano 'Tartarugas podem voar', do diretor Bahman Ghobadi.
O longa, vencedor de vários prêmios, mostra a situação na fronteira entre Irã e Iraque, semanas antes da invasão do Iraque pelas tropas norte-americanas, pelo viés das crianças de um vilarejo. 

Tartarugas podem voar, 2004
Direção: Bahman Ghobadi
Drama, 98 min

Sinopse
Na fronteira entre Irã e Iraque, semanas antes da invasão do Iraque pelas tropas norte-americanas, num acampamento de refugiados curdos, as pessoas se reúnem para ouvir as notícias da guerra. A figura central desse grupo é Satélite (Soran Ebrahim), um garoto que exerce a liderança entre crianças, jovens e adultos. O filme registra o caos em que essas pessoas vivem, o isolamento e a completa falta de informações relativas à guerra. Agrin (Avaz Latif), uma garota de 14 anos, chega à região com seu irmão e um filho pequeno. Eles, que encontram dificuldade em se relacionar com os outros refugiados, também acabam de passar por uma experiência traumática. Satélite tenta a aproximação, mas quase não há diálogo entre eles. Agrin entra em conflito também com o irmão, que pede que esperem mais um tempo antes de procurarem novo abrigo.

As sessões acontecem às 19h, na CESMA (Professor Braga, 55).
Entrada franca

Nenhum comentário: