quinta-feira, 24 de março de 2011

Março encerra 'Entre fronteras' no Lanterninha Aurélio

Para encerrar o ciclo “Inter Filmes”, parceria entre o Lanterninha Aurélio e o curso de Relações Internacionais da UFSM, o cineclube apresenta nesta segunda, dia 28, o projeto “Parcerías Entre Fronteras: histórias de integração dos nossos povos”, impulsionado pelo Fórum Entre Fronteiras.

A série de quatro documentários realizados em co-produções entre Argentina, Brasil e Paraguai documenta, através de diferentes olhares, histórias comuns entre a tríplice fronteira.


O Lanterninha Aurélio exibe os documentários transnacionais homenageando, também, o Dia do Cinema Gaúcho, comemorado dia 27 de março.


DVD Parcerías

Classificação: Livre


Jesarekó, 2009 (Paraguai)

Direção: Gerardo Jara

Significa, entre outras coisas, reflexão. Este documentário retrata através do relato de seus protagonistas a vida de um paraguaio, que vive na zona portuária e cruza a fronteira diariamente, e a de um argentino que dedica sua vida à estiva, trabalhando arduamente; há uma reflexão sobre a diversidade e a comunidade da vida na fronteira.

Causos y cuentos de fronteira, 2009 (Brasil)
Direção: Francieli Rebelatto

Uma aproximação quase antropológica aos contadores de causos da fronteira. Em uma região solitária e rural na fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai, estes contadores de historias revivem a mitologia popular e o imaginário coletivo.

La Fronteira, 2009 (Argentina)
Direção: Lucho Bernal

Nos traz a estranheza dos povos que vivem divididos (e unidos) por uma rua. A fronteira seca entre Bernardo de Irigoyen e Dionisio Cerqueira. Através de um relato cheio de humor, tempo rápidos e uma colorida fotografia, vemos o absolutamente naturalizado contrabando, a paixão pelo futebol, e a convivência dos povos em um só.

Riberas, 2009 (Paraguai)
Direção: Arturo Fabiani

Leva ao público a filosofia existencial de Alfonso Lezcano, um músico que ensina as crianças em jovens de Pilar (Paraguai) a resgatar as origens de sua cultura através da revalorização de sua tradição musical. Através da figura de Alfonso presenciamos a convivência dos países depois da Guerra da Tríplice Aliança, das diferentes realidades e da discriminação.


As sessões e os debates acontecem no Auditório da Cesma, todas as segundas-feiras, sempre às 19h.

A entrada é franca!


Assessoria de Comunicação Cesma
CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café
http://www.cesma.com.br

CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda.
Rua Professor Braga, 55 – 3222 8544 - Ramal 22

Nenhum comentário: