segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

3ª Conferência Mundial do Cineclubismo acontece durante a 28ª Jornada Nacional de Cineclubes


O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC e a Federação Internacional de Cineclubes – FICC, realizou entre 07 a 11 de dezembro a 3ª Conferencia Mundial do Cineclubismo, atividade concomitante a 28ª Jornada Nacional de Cineclubes, também em Moreno, município a 35km de Recife, Pernambuco.

A Conferência Mundial é uma plataforma de difusão e debate cineclubistas e realizadores cinematográficos de todo o mundo. Reuniram-se, em Pernambuco, representantes de entidades de 25 países dos cinco continentes, entre eles Alemanha, Afeganistão, Burkina Faso, Canadá, Dinamarca, Georgia, Irã, França, Itália, República Dominicana, Tunísia, Ucrânia, México e Brasil, etc., para trocar experiências, debater estratégias de ações, difundir e promover pesquisas e atividades cineclubistas.

As conferências mundiais derivam de encontros e reuniões ocorridos na década de 80 e dos esforços de grupos de cineclubistas através do mundo. Por exemplo, em 1982, no México promulgou-se a Declaração do México sobre Políticas Culturais, com a participação da UNESCO. Três anos mais tarde realizou-se uma Assembléia Geral da FICC – Federação Internacional de Cineclubes em Havana, Cuba. A primeira conferência ocorreu em 2008 e retomou a Carta dos Direitos do Público, iniciando uma campanha de difusão e reivindicação tocando leis e regulamentos, apoiando a identidade cultural e democracia.

Em 2009, a segunda conferencia permitiu desenhar um mapa do associacionismo cinematográfico, utilizando redes sociais e formatos digitais. Já a terceira busca enfocar o movimento internacional, ressaltando a importância de comunicar, divulgar e reconhecer os benefícios que os cineclubes aportam à sociedade.

Durante este encontro foi realizada a assembléia geral da FICC, na qual escolheu a nova diretoria desta entidade. Antonio Claudino de Jesus, do Brasil foi eleito presidente executivo e Golam Rabbany Biplop da Índia é seu vice. A presidente cultural é Luci Vigo, da Itália.

Antonio Claudino de Jesus milita no movimento cineclubista há pelo menos 30 anos, foi, durante três gestões, presidente do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes. É médico de formação, mas produtor cultural, ambientalista, cineclubista, diretor por opção. Esteve em Santa Maria em várias oportunidades, sempre defendendo o acesso do público a todo e qualquer produto ou processo cultural em circulação, em qualquer país.

“O público tem o direito a cultura e a construção da cidadania através do audiovisual”, afirma Antonio Claudino de Jesus, em seu texto no catálogo do evento.

Mais informações:

28 Jornada Nacional de Cineclubes:
http://28jornadanacionaldecineclubes.wordpress.com

3 Conferência Nacional de Cineclubes
http://3conferenciamundialcineclubismo.wordpress.com

CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
http://cncbrasil.wordpress.com

Fotos:

http://picasaweb.google.com/marcelocabala/28JornadaNacionalDeCineclubes_Moreno_PE#


Release de Juliane Fossati

Foto Marcelo Cabala

Assessoria de Comunicação Cesma
CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café
55 3222-8544 - Ramal 220

CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda.
Rua Professor Braga, 55

Nenhum comentário: