quinta-feira, 24 de junho de 2010

GUERRA CONTRA O ECAD JÁ!




Companheir@s

Creio que o ECAD ultrapassou todos os limites da civilidade e do bom senso.

Neste sentido proponho que iniciemos imediatamente uma mobilização nacional contra a ação deste monopólio.

Creio que podemos contar também com o apoio de amplos setores da sociedade que como nós tem sido vitimados pela ação do ECAD.

Informo ainda que na qualidade de secretário do CNC, já iniciei contato com alguns advogados parceiros visando saber da possibilidade de ingressarmos com alguma medida legal (tipo mandato de segurança) que de garantias prévias aos cineclubes contra a ação do ECAD.

É isso....GUERRA CONTRA O ECAD JÁ!

Pimentel

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jose Vaz de Souza Filho
Data: 23 de junho de 2010 18:14
Assunto: ENC: Cancelamento Cineclube Ação da Cidadania
Para: João Batista Pimentel Neto


De: João Guerreiro [mailto:jguerreiro@acaodacidadania.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 23 de junho de 2010 14:13
Para: João guerreiro
Assunto: Cancelamento Cineclube Ação da Cidadania


Prezada(o)s,


É com enorme desgosto que estamos cancelando o lançamento do Cineclube Ação da Cidadania. Na verdade, tratava-se do lançamento no novo formato visto que fomos contemplados, através de Edital Público, no Projeto Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura, com o kit Telão, Projetor, Caixa e Mesa de Som, e filmes disponibilizados pela Programadora Brasil ("um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv)").

Trata-se, portanto, de um projeto de convergência entre políticas públicas de formação e disponibilização obras NACIONAIS para formação de público crítico e que permite a difusão de culturas diversificas ladeado com segmentos da sociedade civil que tem o mesmo objetivo - caso da Ação da Cidadania.

Entretanto, fomos surpreendidos hoje pela manhã, com um telefonema do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, uma sociedade civil, de natureza privada) informando que seria cobrado uma taxa de direitos autorais pela exibição. A exibição seria gratuita, o público alunos das escolas públicas da rede municipal do entorno do Centro Cultural Ação da Cidadania e jovens do Morro da Providência. A exibição seria feita por dois voluntários da Ação da Cidadania, o espaço (reformado para o Cine Mais Cultura com recursos de nossa entidade) e a eletricidade seriam nossa contrapartida. Nada disso comoveu o ECAD.

Assim, tivemos, dolorosamente, que cancelar o Cineclube, nos desculparmos com a Profª. Adriana Faccina e com o MC Leo (debatedores que viriam com seus próprios recursos ao CCAC) e pedir desculpas às crianças e aos jovens do Morro da Providência.

Gostaríamos, também, de nos desculparmos com você que por ventura esteja à caminho.

O que faremos daqui para frente? Ainda não sabemos. Esperamos apenas que exista bom senso entre o legal e o justo. Pois, entre os dois estamos, como sempre estivemos, com os milhões de excluídos socioculturais deste imenso Brasil.


João Guerreiro
Coordenador de Ações Culturais
Ação da Cidadania
Tel. (21) 2233-7460 e 8117-0763
jguerreiro@acaodacidadania.com.br
www.acaodacidadania.com.br

Nenhum comentário: