segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ciclo: Olhares sobre a Luz

Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural CESMA - Santa Maria/RS - Desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros


“Pequena queimadura de luz sobre uma superfície sensível (como uma alma) – simultaneamente nitratos de prata, pele e película”, nessas palavras de Etienne Samain a descrição do que é fotografia: as memórias e as confidências. Queremos falar sobre este ato – o ato-fotográfico - nas mais diversas abordagens: no álbum de família, no jornalismo, no cinema, na profissão de fotógrafo, diretor de fotografia, etc.

E é com base na diversidade do olhar sobre o mundo que o Cineclube Lanterninha Aurélio apresenta no mês de maio uma seleção de filmes que trata de uma forma sensível e prática o tema fotografia. A programação conta, também, com uma exposição fotográfica de vários fotógrafos de Santa Maria, a fim de mostrar os múltiplos olhares sobre a realidade. A exposição acontece no Hall do Auditório da Cesma, no 3º andar, durante as três semanas do Ciclo: Olhares sobre a Luz.

12/05/2010

Blow Up – Depois daquele beijo (1966, França, 111 min)
Direção: Michelangelo Antonioni



Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda em Londres. Um dia ao passar por um parque fotografa um casal à distância. Ao ampliar as imagens o fotógrafo percebe um cadáver ao fundo, podendo revelar um assassinato em progresso. O poder deste registro lhe envolve numa trama paranóica.
O Filme Blow up é ganhador dos prêmios de Melhor Filme e Diretor em 1966 pela National Society of Film Critics, com direção do Michelangelo Antonioni é um influente estudo sobre a paranóia e a desorientação. É também uma passagem do tempo para Londres, mostrando a moda, o amor livre, as festas intermináveis, a música da época.


Debate: Francieli Rebelatto e Ronai Rocha

19/05/2010


A1 Fuego (2005, Argentina, 15 mim)
Direção: Guillermo Rovira





Curta-metragem de gênero experimental, A1 Fuego é a ação de introduzir uma câmera no hospital Psiquiátrico San Francisco de Assis, na Argentina. Um olhar subjetivo inspirado na música e na beleza de seus protagonistas.

Janela Indiscreta, (1954, EUA, 107 min)
Direção: Alfred Hitchcock




Jeff (James Stewart) é um repórter fotográfico que sempre esteve envolvido com situações perigosas em suas fotos, mas depois de quebrar a perna fica incapacitado de exercer sua profissão temporariamente. Diante do fato de ter que ficar trancado em casa, Jeff precisa urgentemente de algo para ocupar o seu tempo livre. Passa, então, a espiar através da janela de seu apartamento a vida dos vizinhos, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido. Com a ajuda de sua noiva Lisa (Grace Kelly), Jeff vai, a todo custo, tentar provar que está certo em um divertido e voyerístico filme do 'Mestre do Suspense'.


Debate: Luiz Carlos Grassi, Guillermo Rovira

26/05/2010


Shooting under Fire - Flash de Uma Guerra (2005, EUA, 70 min)

Direção: Sacha Mirzoeff



O documentário mostra com detalhes do dia-a-dia de fotojornalistas da Agência Reuters em uma cobertura de guerra na Faixa de Gaza. Dentre os desafios enfrentados pela equipe está a possibilidade de ter perdido um fotógrafo em uma explosão. No comando da equipe o fotojornalista alemão REINHARD KRAUSE, que em meio a muitas dificuldades e tabus tem de se colocar a frente dos fotógrafos, ponderando as possibilidades do que se deve ou não mostrar para o mundo. Uma história que mostra desde a rotina de um jornal impresso diário, até o extremo da realidade cruel de uma guerra.


Debate: Lauro Alves

--

Cineclube Lanterninha Aurélio / CESMA Vídeo

Debates e sessões - quartas-feiras - 19 horas - Entrada Franca
Auditório João Miguel de Souza
Rua: Professor Braga, 55 - 3º andar - Centro - Santa Maria / RS

55 3221 9165
55 322 8544

cineclubelanterninhaaurelio@gmail.com
http://www.twitter.com/cinelanterninha

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000602079275
http://www.facebook.com/pages/Cineclube-Lanterninha-Aurelio/197800191108

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=197704
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=104797956615972427

Um comentário:

Fernando Weiblen disse...

Ficou de fora um excelente documentário sobre o fotojornalismo nos morros cariocas "Abaixando a Máquina - Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca", fica a sugestão pra uma próxima exibição.

Fernando Weiblen