quinta-feira, 30 de junho de 2011

Projeto Cinema em Foco no Lanterninha Aurélio



Na próxima segunda, dia 4 de julho, o Lanterninha Aurélio terá uma sessão especial, em parceria com o Projeto Cinema em Foco.

O 1º Ciclo do Projeto Cinema em Foco, que iniciou no mês de junho, contou com exibição e debate de quatro filmes, que abordam os temas: ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura e consumo.

O encerramento do projeto no Lanterninha Aurélio será com o filme ‘Comprar, tirar, comprar’, documentário produzido pela TVE espanhola, que trata da ‘obsolescência programada’, a indução de novos produtos a todo tempo pela indústria.

A exibição contará com convidados da UFSM e da UNIFRA para mediar as discussões.


Comprar, Tirar, Comprar, 2011

TVE Espanha

Documentário, 53 min


Sinopse

Uma perspectiva histórica da chamada “obsolescência programada” que caracteriza a sociedade de consumo atual. Reflexão sobre as razões pelas quais, apesar de todos os avanços tecnológicos, os produtos duram tão pouco.


O Projeto Cinema em Foco: ciência, tecnologia, meio ambiente e educação foi promovido pelo LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação, da UFSM, em parceria com o Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, da UNIFRA.


A programação do Lanterninha Aurélio segue com o Ciclo 'France-Culture':
11/Julho - La Belle Du Jour (1967) - Luis Buñuel
18/Julho - Traffic (1971) - Jacques Tati
25/Julho - Germinal (1993) - Claude Berri


As sessões e os debates acontecem no Auditório da CESMA, todas as segundas-feiras, sempre às 19h.

A entrada é franca!


Assessoria de Comunicação Cesma
CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café
http://www.cesma.com.br

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Matrix encerra o mês do ‘Orgulho Nerd’ no Lanterninha Aurélio


O Lanterninha Aurélio encerra o ciclo ‘Orgulho Nerd’ nesta segunda-feira, dia 27, com o clássico ‘Matrix’, dirigido pelos irmãos Wachowski.

O cineclube dedicou todo mês de junho à cultura nerd, dos épicos aos nostálgicos e caricatos. Para finalizar, o primeiro filme da consagrada trilogia ‘Matrix’, um marco para uma nova geração de filmes sci-fi.

Matrix traz uma aventura cibernética, recheada efeitos especiais, simbologias, máquinas, inteligência artificial e a saga do protagonista Neo.


Matrix, 1999

Direção: Andy Wachowski, Larry Wachowski

Ficção Científica, 136 min


Sinopse

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.



Na próxima semana teremos uma sessão do projeto ‘Cinema em Foco’:

04/07 - Comprar, Tirar, Comprar



Assessoria de Comunicação CESMA / Cineclube Lanterninha Aurelio
Debates e sessões | Segundas-feiras | 19h | Entrada Franca
Rua Professor Braga, 55

quinta-feira, 16 de junho de 2011

De volta para o futuro no Lanterninha Aurélio


Nesta segunda, dia 20, mais uma sessão dedicada aos nerds no Cineclube Lanterninha Aurélio. O filme da vez será ‘De volta para o futuro’, do diretor Robert Zemeckis.

‘De volta para o futuro’ é o primeiro filme da trilogia que tornou-se um dos maiores clássicos dos anos 80. De Lorean, Marty McFly e Dr Emmett Brown estarão no Lanterninha nesta segunda!


De volta para o futuro, 1985

Direção: Robert Zemeckis

Ficção Científica, 116min


Sinopse

Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.


O ciclo Orgulho Nerd segue com a seguinte programação:

27/junho – Matrix


Assessoria de Comunicação CESMA / Cineclube Lanterninha Aurelio
Debates e sessões | Segundas-feiras | 19h | Entrada Franca
Rua Professor Braga, 55

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Napoleon Dynamite: voto para os nerds

O mês de junho segue com o Orgulho Nerd na tela do Cineclube Lanterninha Aurélio. Nesta segunda, dia 13, o filme exibido será ‘Napoleon Dynamite’ (2004), dirigido por Jared Hess.

O ciclo iniciou com o clássico Star Wars, e agora vai para uma rabordagem mais cotidiana dos nerds. Napoleon Dynamite traz a escola, a internet, o isolamento e mais alguns estereótipos clássicos. A tragicomédia explora o lado mais solitário e excêntrico do estudante Napoleon e seu amigo Pedro, que não se enquadram no padrão dos demais colegas.


Napoleon Dynamite, 2004

Direção: Jared Hess

Comédia, 94 min


Sinopse

Napoleon Dynamite (Jon Heder) é um estudante deslocado em todos os sentidos da palavra. Mais interessado em jogar sozinho ou em desenhar seu animal favorito (o 'legre', uma combinação de leão e tigre), Napoleon é ignorado por todos os habitantes de sua pequena Preston, em Idaho. Em casa, as coisas não são muito melhores: seu uber-nerd irmão mais velho, Kip (Aaron Ruell) e o ultrafútil Tio Rico (Jon Gries) estão sempre ocupados demais com suas próprias obsessões para dedicar algum tempo a ele. Só com a chegada de um novo aluno, Pedro (Efren Ramirez), é que Napoleon consegue um amigo e realiza um ato de coragem e desafio que o transforma em um verdadeiro herói.


O ciclo Orgulho Nerd segue com a seguinte programação:

20/junho - De volta para o futuro I
27/junho – Matrix


Assessoria de Comunicação CESMA / Cineclube Lanterninha Aurelio
Debates e sessões | Segundas-feiras | 19h | Entrada Franca
Rua Professor Braga, 55

Cartaz: Matheus do Amaral

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um mês inteiro de Orgulho Nerd na tela do Lanterninha!


O ‘Dia do Orgulho Nerd’ é comemorado no dia 25 de maio. A data foi escolhida, pois marcou a estreia do primeiro filme da série "Guerra nas Estrelas", episódio IV, 1977. Atrasado, mas não muito, o Cineclube Lanterninha Aurélio dedica todo o mês de junho aos nerds de plantão. A escolha do ciclo foi através do voto do público nas redes sociais, e a maioria escolheu homenagear os geeks durante Junho.

O ciclo inicia na próxima segunda, dia 06 de junho, e como não podia deixar de ser, o primeiro filme exibido será: Guerra nas Estrelas – Uma nova esperança (1977). A série de filmes consagrou George Lucas, que é reverenciado até hoje por sua criação. A saga teve dois momentos de lançamento, primeira trilogia, a partir de 1977 com os episódios IV, V e VI e a segunda, a partir de 1999 com os episódios I, II e III. A franquis ‘Star Wars’ é uma das mais bem sucedidas do cinema atual, sucesso de público e repercussão, ao longo de várias gerações.

Abrimos, então, o mês de Orgulho Nerd, com o clássico Episódio IV, e que a força esteja com vocês!


Guerra nas Estrelas, 1977

Direção: George Lucas

Aventura, 121min


Sinopse

Luke Skywalker (Mark Hammil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Hans Solo (Harrison Ford), um mercenário, e junto com membros da resistência tentam destruir esta terrível ameaça.


O ciclo Orgulho Nerd segue com a seguinte programação:

13/junho - Napoleon Dynamite
20/junho - De volta para o futuro I
27/junho – Matrix


Assessoria de Comunicação CESMA / Cineclube Lanterninha Aurelio
Debates e sessões | Segundas-feiras | 19h | Entrada Franca
Rua Professor Braga, 55